Assistente de Produção / Curadoria

Candidaturas até 25 de maio

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição privada que tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres.

O Museu Calouste Gulbenkian acolhe uma das mais importantes coleções privadas de arte do mundo, reunida em vida por Calouste Sarkis Gulbenkian, com obras que atravessam cinco mil anos de arte, do Antigo Egito ao século XX. Para além da Coleção, o Museu Gulbenkian organiza exposições temporárias e outras atividades como visitas guiadas, workshops, conferências, entre outros.

Procuramos reforçar a equipa do Museu Calouste Gulbenkian com um/a Assistente de Produção / Curadoria, que será responsável por assegurar as atividades associadas à documentação da coleção, apoiando a equipa de conservadores na produção e realização de exposições temporárias e projetos curatoriais.

Condições contratuais: Contrato de trabalho sem termo.

Principais responsabilidades

Documentação da coleção

Apoiar em todas as vertentes relacionadas com a documentação da coleção, nomeadamente a atualização da informação sobre a mesma, acompanhar os processos de movimentação, inspeção, localização e instalação das obras de arte.

Estudo das coleções

Apoiar a equipa de conservadores/curadores no estudo das obras de arte das coleções do Museu Calouste Gulbenkian, incluindo a preparação das exposições temporárias e de outros projetos curatoriais.

Pedidos de empréstimo para exposições temporárias

Colaborar com as diversas instituições/emprestadores, dando seguimento aos pedidos formais de empréstimo, correspondência, loan agreements e contratos, de acordo com os procedimentos e normas em vigor. Manter atualizado e disponível para consulta o arquivo desta documentação e preparar o envio dos facility reports para as entidades responsáveis.

Licenças de importação

Realizar os pedidos das licenças de importação de acordo com as normas e procedimentos em vigor.

Listagem das obras

Elaborar a listagem das obras presentes nas exposições, incluindo o registo de toda a informação relativa às condiões de empréstimos, o valor do seguro, créditos de imagem e divulgação.

Pagamentos

Colaborar nos pedidos de pagamento decorrentes da realização das exposições, eventos associados e projetos curatoriais, nos prazos previstos e de acordo com as regras e procedimentos da Fundação.

Articulação com as diversas áreas

Assegurar a articulação e a comunicação com as diversas áreas da Fundação, atuando como pivot, com vista a recolher e facultar dados, informações ou documentação necessária ao desenvolvimento das atividades.

Competências requeridas

  • Licenciatura em História da Arte, Museum Studies ou similares (Mestrado Preferencial)
  • Experiência mínima de 2 anos em funções similares
  • Boas competências ao nível de gestão de coleções, métodos de pesquisa e gestão de informação, bem como planeamento de exposições
  • Boa capacidade de comunicação, planeamento e organização, bem como rigor e autonomia
  • Domínio, escrito e falado, da língua portuguesa e inglesa
  • Conhecimentos das ferramentas Microsoft Office

A Fundação Calouste Gulbenkian incentiva a candidatura de todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, orientação sexual, origem étnica, religião, deficiência ou incapacidade, em particular aquelas que se identificam com grupos sub-representados nas diversas iniciativas que a Fundação promove.


Candidatura

Atualização em 09 maio 2023

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