Jorge Borges de Macedo. Obras Escolhidas
«Jorge Borges Macedo é, sem dúvida, alguém que nasce com o fascínio pela história económica e que não deixa de ser fruto dessa sedução – e da sua época – no início da sua carreira. A sua paixão pela pesquisa científica em detalhe aproximado, quase monográfico, leva-o, porém, a prezar o facto histórico em detrimento da teoria desprovida de factos e a iniciar um percurso aberto em que o conhecimento económico, em vez de ser o único factor de racionalidade, se converte em segmento indispensável, mas não único, nem sequer sobredeterminante, do universo reflexivo de uma ciência histórica mais plural e englobante, em que factores culturais, políticos, institucionais e espirituais assumem por igual papel de enorme relevo explicativo.
As aulas do Prof. Borges de Macedo, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa […] na segunda metade dos anos 1960, exprimiam bem a descolagem de uma teoria da história reducionista e a procura de abordagens plurifacetadas, não só com distância algo púdica face ao marxismo da sua anterior encarnação militante, mas mesmo em relação a certos aspectos da escola dos Annales que tanto seduzira a sua geração. Lucien Febvre e Marc Bloch já vinham bibliograficamente a par de Georges Gusdorf e H.-I. Marrou […].
A evolução nacional, europeia e internacional fez com que Jorge Borges de Macedo, convocando com mestria a totalidade dos seus múltiplos conhecimentos, decidisse mergulhar, com enorme profundidade, na história política e institucional, na história militar e diplomática e na História de Portugal, esta vista do lado da geopolítica, das relações internacionais, da grande estratégia e, mesmo, da filosofia da história. […] Na verdade, a obra da maturidade de Borges de Macedo é ímpar no panorama cultural português quanto à elaboração de uma teoria das linhas de força nacionais em contexto internacional de alianças, neutralidades ou adversidades e, sem dúvida alguma, autêntico breviário espiritual de saudável patriotismo.»
Do prefácio («testemunho») de Jaime Gama
Ficha técnica
- Outras Responsabilidades:
Colaboradores: Branca Braga de Macedo, Jorge Braga de Macedo (coordenação e prefácios), Jaime Gama (prefácio), José Brissos (índice e prefácio)
- Textos:
- Jorge Borges de Macedo
- Idioma:
- Português
- Editado:
- Lisboa, 2022
- Entidade
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Dimensões:
- 23,5 x 17,5 x 8
- Capa:
- Encadernado
- ISBN:
- 978 972 31 1645 8