Arte e Esperança

Percursos da Iniciativa PARTIS 2014-2018

Publicação que reúne e descreve as experiências dos 33 projetos apoiados no âmbito do projeto PARTIS – Práticas Artísticas para a Inovação Social, da Fundação Calouste Gulbenkian.

PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social – é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian de apoio a projetos que visem testar e demonstrar o papel que as artes podem desempenhar nos percursos de integração de comunidades mais vulneráveis. São projetos que criam espaços de liberdade e de aprendizagem permanente, onde se desfazem preconceitos e se ensaia a compreensão e o respeito mútuo.

Alicerçados em práticas como a música, as artes visuais, o teatro, a dança e envolvendo, nomeadamente, comunidades de refugiados, população prisional, pessoas com deficiência ou doentes de saúde mental. Mais recentemente, foram selecionados através de concurso mais 15 projetos a apoiar no período de 2019-2021.

A publicação Arte e Esperança. Percursos da Iniciativa PARTIS documenta o processo de construção dos projetos apoiados, dando voz aos seus protagonistas. Refletem-se as motivações e aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian na promoção do papel cívico das artes e na descoberta de novos modelos de inclusão social.

In Nota de abertura, por Guilherme d’Oliveira Martins

Ficha técnica

Outras Responsabilidades:

Autores: Américo Peças, Ana Fernambuco, Ana Marques, Ana Rita Barata, Artur Carvalho, Carlos Campos, François Matarasso, Guilherme d’Oliveira Martins, Hélder Nogueira, Hugo Andrade, Hugo Cruz, Hugo Martinez de Seabra, Ian Ritchie, Isabel Galvão, Isabel Lopes, Isabel Lucena, Jacinto Silva Duro, Lígia Ferro, Luís Rocha, Marco Domingues, Maria João Mota, Maria José Gonçalves, Patrícia Costa, Paulo Teixeira, Pedro Sena Nunes, Raquel Simões de Almeida, Renato Nóbrega, Sérgio Peixoto, Sofia Cabrita, Susana Lage e Tânia Araújo.
Coordenação Editorial: Hugo Cruz, Hugo Seabra, Narcisa Costa, Clara Vilar;

Edição:
1ª ed.
Idioma:
Português
Coordenação editorial:
Fundação Calouste Gulbenkian
Editado:
2019
Páginas:
115
ISBN:
978-989-8380-33-3