Justiça Para Tod@s
Promovido por IPAV – Instituto Padre António Vieira
Parceiros: Alto Comissariado para a Emigração e Diálogo Intercultural, Centro de Estudos Judiciários e Direitos Humanos – Centro de Investigação Interdisciplinar da Universidade do Minho
B11-200237
Procurando aumentar o nível de literacia da população juvenil no que respeita à Justiça e aos Direitos Humanos, o projeto visa promover os valores democráticos entre os jovens (dos 12 aos 25 anos), com particular atenção a grupos de risco ou desfavorecidos, através de ações de sensibilização, divulgação, workshops e jogos de simulação de casos em Tribunal. O projeto constitui uma proposta inovadora no campo de ação e metodologia utilizada, tendo início com um convite a escolas, centros educativos e estabelecimentos prisionais para a sua participação. Cada equipa escolherá um caso e preparará a simulação de um julgamento que será presidido por um verdadeiro juiz. Com uma duração de 24 meses, o projeto envolverá 4.870 jovens, 369 professores/profissionais da justiça e 246 instituições.
As três entidades parceiras possuem as ferramentas necessárias para a concretização do projeto e contarão com o apoio de outras entidades com vista à construção, promoção e continuidade de uma rede para a educação sobre a Justiça e os Direitos Humanos.
https://www.youtube.com/watch?list=PL_R_746_v5m5kqMo6KqKb3l5TkJYL22h2&v=-dHs2_dNANs
Área-chave: Promoção da democracia
Projeto iniciado em janeiro de 2014
Apoio aprovado: 111.821€
Mais informação: justicaparatodos.net
Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 4.º andar
1100-404 Lisboa