Hip Hop de Baton e Hip Hop pela Paz
Hip Hop de Baton é um projeto social que, através das várias expressões artísticas do Hip Hop (rap, dança, DJing e graffiti), dá voz às mulheres e promove a igualdade de género, com vista ao fortalecimento da sua autoestima e ao combate à violência pública e privada que é ainda exercida sobre elas. Em 2010, as Hip Hop de Baton, jovens entre os 14 e os 28 anos de idade provenientes de bairros periféricos da Grande Lisboa, atuaram no anfiteatro ao ar livre da Fundação Gulbenkian para apresentarem o CD que gravaram e que representou o culminar do projeto.
Na sequência desta iniciativa, foi criado o projeto Hip Hop pela Paz, dirigido a rapazes da mesma faixa etária, com a finalidade de transmitir mensagens, também através do Hip Hop, de sensibilização e alerta para diversas questões do quotidiano das populações mais excluídas, com especial incidência sobre a prevenção da violência.
Também o apoio a este projeto culminou com o lançamento do álbum Hip Hop pela Paz, apresentado num concerto no anfiteatro ao ar livre da Fundação, em 2011.
Em ambos os projetos, procurou fortalecer-se os talentos e competências sociais dos cerca de 40 jovens envolvidos e contribuir para a inclusão social de outros jovens com as mesmas características.
Para mais informações dirija-se ao website do projecto Hip Hop de Baton.
Vídeo-resumo do concerto de lançamento do cd hip hop de baton, que decorreu no dia 24 de Julho no Anfiteatro ao ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian.