Desporto com sentido
Promovido por APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal
Parceiros: Direção Geral de Educação – Ministério da Educação e Ciência, Câmara Municipal do Seixal e Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
B21-201572
Este projeto pretende melhorar as práticas relacionadas com o desporto adaptado (DA) em Portugal, dotando os stakeholders de ferramentas de excelência para a sua intervenção e diminuindo os obstáculos com que os alunos com necessidades educativas especiais se deparam para aceder às práticas desportivas.
Serão criados e disseminados vários materiais pedagógico-didáticos e desportivos essenciais (um manual generalista de abordagem ao DA e manuais detalhados de modalidades específicas), em literatura e vídeo. Estes recursos são escassos em Portugal e muito necessários para assegurar os direitos das pessoas com deficiência e a sua plena inclusão no sistema educativo e na sociedade. Este projeto preconiza ainda a criação de um centro de treino de competências para o DA e de uma plataforma virtual com recursos e ferramentas, para apoiar a formação dos técnicos e facilitar o acesso a estudantes na área de desporto e reabilitação. Será ainda realizada uma importante ação de sensibilização para a necessidade da prática desportiva ser acessível a todos, sem exclusões, junto dos intervenientes no terreno e das escolas e comunidades.
Áreas: Jovens; promoção da participação cívica
Projeto iniciado em Novembro de 2014
Apoio: 96.733€