Orquestra Geração

Iniciativa criada em 2007, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, para combater o insucesso e abandono escolar através do ensino da música

Este projeto tem dado um contributo significativo para a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens do 1º ao 9º ano de escolaridade. Inspirado no Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela (El Sístema), este projeto de combate ao abandono e insucesso escolar utiliza o ensino da música como incentivo para substituir um possível percurso de abandono escolar por um percurso promissor e de criação de oportunidades. Desde a criação da primeira Orquestra Geração em 2007, no Casal da Boba (Amadora), as Orquestras Juvenis Geração têm vindo a expandir-se um pouco por todo o país: Lisboa, Vila Franca de Xira, Loures, Oeiras, Sesimbra, Sintra, Amarante, Mirandela, Murça e Coimbra também já têm as suas próprias Orquestras. Este conceito de orquestra tem sido um agente mobilizador nas comunidades onde se insere e já permitiu identificar casos reais de talento entre os alunos.   

As Orquestras Geração são hoje um dos case studies apresentados no Centre for Social Investment (CSI) da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, cujo objetivo passa por determinar estratégias, no campo da filantropia, de otimização do impacto da atividade das fundações, atendendo aos recursos disponíveis.   Entre 2011 e 2012 foi exibido em diversos festivais o documentário “Orquestra Geração”, realizado por Filipa Reis e João Miller Guerra, que faz um retrato de alguns dos jovens elementos da orquestra do Casal da Boba e acompanha o seu dia-a-dia. Desde 2007, com frequência anual, o anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian e, mais recentemente, o Grande Auditório, acolhem o Concerto de Fim de Estágio de Verão das Orquestras Geração, sempre com lotação esgotada, envolvendo crianças, famílias, educadores, curiosos e já muitos seguidores deste agrupamento. A avaliação externa das Orquestras Geração esteve a cargo do Instituto de Gestão e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

Relatório Avaliação das Orquestras Geração: Download (PDF 26 MB)