MAZE

A MAZE, antigo Laboratório de Investimento Social, trabalha com empreendedores e investidores de impacto para desenvolver soluções eficazes na resolução de desafios sociais e ambientais.

Em 2013, O Laboratório de Investimento Social (LIS) foi criado por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e pelo IES Social Business School, em parceria com a Social Finance UK. Até ao final de 2017, o LIS lançou e monitorizou 4 Títulos de Impacto Social, levantou 3M EUR em investimento para Startups de impacto social e lançou três programas de aceleração e capacitação para o investimento em Lisboa e no Porto.

Paralelamente, e em conjunto com a FCG, criou do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social e do apoio técnico à Estrutura da Missão Portugal Inovação Social. O primeiro relatório foi apresentado em junho de 2015, durante o Social Innovation World Forum, em Lisboa. Em julho de 2016 a FCG acolheu a reunião anual dos países do G8 sobre este tema.

Hoje, o LIS apresenta-se como MAZE.  Apesar da mudança de nome, a sua visão mantém-se e é o resultado de uma visão delineada pela FCG em 2013: organizações orientadas para o impacto precisam de competências, capital e inteligência de mercado que lhes permitam entregar os resultados a que se propõe. Para isso, todas as iniciativas da MAZE pretendem contribuir para um setor social com acesso sustentável a fontes de financiamento e maior impacto social.

Para cumprir a sua visão, a MAZE intervém de três formas distintas:

  • Primeiro, capacita Startups de impacto para que estas desenvolvam modelos de negócio sustentáveis e atraiam investimento de forma a escalarem a sua intervenção.
  • Segundo, orienta os investidores para que estes aloquem capital para que resolvam problemas sociais e obtenham resultados financeiros em simultâneo.

Terceiro, ajuda o setor público a redesenhar os seus serviços para que este se foque em entregar os resultados com maior impacto para as populações locais.

MAZE