MAZE

Empresa na área do investimento de impacto que acelera e investe em soluções que resolvem problemas sociais e ambientais

 

Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian 
Âmbito territorial: Europa 
Público-alvo: organizações de impacto, empreendedores, setor público, investidores 
ODS: 8. Trabalho digno e crescimento económico

MAZE

A MAZE foi criada em 2013 por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o IES Business School e a Social Finance UK, com o objetivo de criar condições para que as organizações de impacto adquiram as competências e o capital necessários para responderem de forma eficaz aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo. A aposta da Fundação Calouste Gulbenkian na criação da MAZE resulta da sua convicção de que é possível aliar a resolução dos problemas ao crescimento económico, ou seja, que é possível gerar mais lucro com a resolução dos problemas do que com a existência dos mesmos.

Atualmente, a MAZE trabalha em três áreas em parceria com empreendedores, investidores, empresas e entidades públicas: 

  1. Aceleração – através da iniciativa Maze X Accelerator 
    A MAZE X é um programa de aceleração de 9 meses para apoiar empreendedores que criaram negócios para resolver problemas sociais e ambientais.

  2. Investimento – através do Fundo Mustard Seed Maze
    Fundo de capital de risco de impacto que investe em startups de base tecnológica orientados para a resolução de problemas sociais e ambientais. Neste momento, o fundo conta com capital de 26 investidores de 10 países, sendo um deles a Fundação Calouste Gulbenkian.

  3. Setor Público – através de Títulos de Impacto Social e desenho de Serviços Públicos 
    A MAZE estrutura Títulos de Impacto Social e desenvolve soluções inovadoras que contribuam para que a administração local e central melhorem a eficiência e impacto dos serviços sociais públicos prestados.  
Equipa MAZE Equipa MAZE

Além das áreas de trabalho mencionadas, a MAZE, em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian, é ainda promotora do Grupo de Trabalho Português para o Investimento Social, que integra o Global Social Impact Investment Steering Group, e promotora da iniciativa One Value, que apresenta cerca de 80 indicadores de investimento público para a resolução de problemas sociais em Portugal. 

 

MAZE

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para a seguinte meta

 

Meta 8.3

Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros