Sobre o Programa

O novo Programa Gulbenkian Cultura visa, prioritariamente, apoiar a criação contemporânea nos campos da Literatura, das Artes Performativas e do Cinema, com destaque para o estímulo à inovação, à afirmação de novos criadores e à internacionalização dos respetivos projetos. Esse apoio inclui a formação permanente dos profissionais e do público das Artes e da Cultura.

Em articulação com outros Departamentos da Fundação, designadamente o Museu Gulbenkian e o Serviço de Música, assegura a participação da Fundação Calouste Gulbenkian no debate cultural contemporâneo, no âmbito da criação artística e literária, bem como o contacto do público português e da comunidade cultural e académica com figuras marcantes do pensamento contemporâneo internacional.

Promove iniciativas de difusão de conhecimento nos domínios das Artes e da Cultura, sob a forma de eventos públicos, da realização de colóquios e debates, e da promoção de portais de referência cultural. Em 2019, designadamente, será lançado um estudo de diagnóstico sobre os modelos de organização, financiamento e condições de exercício profissional das Artes em Portugal na atualidade, com a participação ativa dos profissionais e das estruturas do sector.

Organiza um conjunto de eventos de divulgação cultural e artística, quer em parceria com entidades e programadores externos, quer de iniciativa própria. A mostra de atividades artísticas de criação contemporânea apoiadas pela Fundação nas áreas da Literatura, das Artes Performativas e do Cinema terá um lugar de destaque na programação. A rubrica a que se deu o nome de “Gulbenkian Convida…” pretende abrir as portas da Fundação, três vezes por ano, a públicos variados, em espaços menos utilizados, quer do Jardim, quer da Sede. Este evento será organizado em parceria com entidades externas, com outros departamentos da Fundação, ou ainda por proposta de um programador convidado.

Executa, ainda, a nova política editorial da Fundação na qual se vai privilegiar o suporte digital como veículo primordial da publicação de novos títulos e das reedições do catálogo existente. A par com a publicação da Revista Colóquio Letras e do seu Plano de Edições próprias, promove o apoio a edições de entidades externas.