Formação e internacionalização de artistas
Apoio à participação em redes internacionais e maior reconhecimento de artistas emergentes
Os PALOP estão bastante isolados da cena artística africana e global, apesar da valorização crescente da arte africana nos últimos anos. Os apoios nacionais disponíveis nesta área são reduzidos e os apoios internacionais existentes e mobilizáveis estão ligados às cooperações bilaterais e à esfera das relações políticas entre os países.
O apoio à internacionalização de artistas dos PALOP através de formação e da mobilidade internacional é uma importante alavanca para a afirmação das suas carreiras.
Neste quadro a Fundação Calouste Gulbenkian aposta no apoio nas áreas das artes visuais, da curadoria de exposições e das artes cénicas.
Este apoio traduz-se em bolsas de mobilidade aos artistas para a participação em residências artísticas internacionais; em apoios a instituições artísticas nos PALOP e na formação de artistas e curadores.
Bolsas de mobilidade para a participação de artistas dos PALOP em residências artísticas internacionais
Estas bolsas de viagem têm como objetivo possibilitar aos artistas dos PALOP a participação em residências artísticas fora dos seus países de origem, fomentando o diálogo com outros contextos da criação artística contemporânea, incentivando o reconhecimento internacional destes artistas e permitindo a sua circulação internacional. As áreas apoiadas são as artes visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo).
Apoio a instituições artísticas para a atribuição de bolsas a artistas em residência
As residências artísticas internacionais em artes visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) têm como objetivo incentivar uma formação de qualidade, bem como a produção e a mobilidade de artistas nacionais e residentes num dos PALOP, através do estabelecimento de redes de conhecimento e de partilha, e do incentivo a momentos de reflexão, experimentação e diálogo não só entre artistas, mas com outros atores da cena artística.
A Fundação, neste âmbito, pretende apoiar instituições artísticas sediadas num dos PALOP permitindo-lhes a realização de residências artísticas.
Residências artísticas apoiadas em 2024
UpCycles
Residência criativa audiovisual que propõe a reutilização de arquivos audiovisuais através da criação de obras de arte em várias disciplinas artísticas. Tem como objetivo conjugar o caráter presencial de uma residência artística, com as vantagens da interação à distância e online, contribuindo para reforçar o intercâmbio entre artistas e público e apoiar artistas emergentes dos PALOP.
Promotor: Associação Amigos do Museu do Cinema
Local: Moçambique
Nature Residency
A residência propõe aos artistas um espaço para colaboração interdisciplinar que quebra barreiras entre as diferentes áreas artísticas. A residência inclui conversa em torno do decolonialismo, arte contemporânea e história de arte em Moçambique com Filimone Meigos, visita guiada de arte de rua com Maputo Street Art, troca de experiências no Mukhambira e um workshop com Elia Gemuce da Galeria Arte d' Gema.
Promotor: Associação para a Promoção de Arte Empty Room
Local: Marracuene e Maputo, Moçambique
Cenas de dança, cenas de vida
A residência pretende explorar técnicas de pintura mural e o seu funcionamento em espaços públicos como forma de valorização de um espaço de partilha cultural e bem-estar social. Os participantes tiveram formação com o curador do projeto, Nú Barreto, e em contacto direto com o grupo de pintura Galeria Jovem e com os bailarinos do grupo Netos de Bandim durante todo o processo, procurando dar ênfase ao movimento e à forma como este é transposto do corpo para a pintura.
Promotor: Grupo Cultural Netos de Bandim
Local: Guiné-Bissau
Eu entre Nós
Esta é uma proposta de trabalho multidisciplinar que explora as linguagens e a identidade feminina por meio de pesquisa, produção e exposição com a curadoria de Rómulo Rosa. Pretende discutir paradigmas da arte a partir da obra literária "Niketche: uma história de poligamia" da escritora Paulina Chiziane.
Promotor: Associação Visão, Propósito, Ação 20/20
Local: Angola
Formação de artistas e curadores
A falta de oportunidades e de apoio para artistas emergentes dos PALOP integrarem as tendências globais das artes nomeadamente ao nível da formação levou a Fundação Calouste Gulbenkian a lançar, através de concurso em parceria com instituições de ensino em Portugal, cursos de curta duração em áreas consideradas fundamentais para o desenvolvimento artístico.
O curso de curadoria de exposições, com duas edições, realizou-se em articulação com a Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa incluindo uma formação teórica online, composta por doze módulos sobre temas fundamentais da formação de um curador contemporâneo, três mesas-redondas com convidados e um encontro mensal para a discussão de leituras e projetos, pretendendo contribuir para a capacitação de recursos humanos com apetência pela pesquisa e prática curatorial no campo das artes visuais contemporâneas. A conservação, a gestão de coleções, a comunicação e digitalização de arte, a montagem de exposições e as atividades educativas foram algumas das áreas abordadas. Este curso contou, nas duas edições, com 32 participantes. Na primeira edição foi coordenado pelo Prof. Nuno Crespo e pela arquiteta e curadora Paula Nascimento e na segunda pelo Prof. Nuno Crespo e por Sónia Vaz Borges.
Em 2024, a Fundação Gulbenkian lançou a primeira edição do concurso para apoio à realização de masterclasses em artes cénicas (encenação e direção artística, cenografia e espaço cénico, iluminação, sonoplastia, figurinos e caracterização, dramaturgia …), destinado a instituições artísticas dos PALOP com oportunidade de recurso a formadores nacionais ou internacionais de reconhecido mérito.
Masterclasses apoiadas em 2024
Desenho de Luz e Iluminação Cénica para Teatro e Dança
Capacitação dos participantes nas áreas de Fundamentos da Iluminação Cénica, Teoria da Cor e Iluminação Criativa, Iluminação para Teatro, Iluminação para Dança e Prática e Sistemas de controlo.
Promotor: Associação Cultural Mindelact
Local: Cabo Verde
Curso Clássico e Contemporâneo
Teoria e Prática – conflitos, afinidades, reações. Formação teórico-prática de dramaturgia, movimento e voz.
Promotor: Associação Teatral Fladu Fla
Local: Cabo Verde
Dramaturgia e Criação de Espetáculos para Infância e Juventude
Workshop de escrita/criação de peças e espetáculos de teatro para crianças e jovens e criação de espetáculo
Promotor: Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude de Moçambique
Local: Moçambique.
ArtCeno
Curso de cenografia e espaço cénico com recurso a materiais locais.
Promotor: Associação Cultural da Universidade Pedagógica
Local: Moçambique
Vozes em Cena
Curso intensivo de encenação com enfoque em narrativas locais e estudos de género.
Promotor: Associação Luarte
Local: Moçambique
Composição Coreográfica e Dramaturgia do Movimento
Mukur-mukur é uma atitude que asfixia a cultura e a sua diversidade, as várias falas e as suas vozes, as danças e as tradições, o movimento do tempo e o seu tempo.
Promotor: Grupo Cultural Netos de Bandim
Local: Bissau, Guiné-Bissau.
Em 2024, ano em que se assinala o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, a Fundação Gulbenkian e o Hangar – Centro de investigação artística realizaram a residência artística “Affective Ecologies” no quadro do legado de Amílcar Cabral, destacando o seu contributo para a afirmação cultural africana. Esta residência traz a Lisboa quatro artistas dos PALOP durante duas semanas para uma reflexão sobre processos criativos e artísticos, pretendendo apoiar a produção experimental de novos trabalhos e promover a troca cultural com o público e a comunidade artística internacional em relação com o contexto africano.