29 Julho 2019

Uma semana com 40 prémios Nobel

A Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar a participação de 10 jovens cientistas, das áreas da Física, Química ou Ciências Biomédicas, na reunião anual de Laureados Nobel, a realizar em Lindau, na Alemanha.

Lindau Nobel Laureate

As reuniões de Lindau juntam, anualmente, cerca quatro dezenas de Laureados e 400 a 500 jovens cientistas em torno de um programa científico focado na partilha de conhecimento, ideias e experiências, e no diálogo (palestras, discussões, master classes e painéis). Estas reuniões são promovidas pela Fundação Lindau Nobel Laureate Meetings e mobilizam 200 das mais destacadas instituições de investigação científica do mundo, de um total de 65 países.

Associando-se agora à Fundação Lindau Nobel como parceira académica, a Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar a participação de 10 jovens cientistas na reunião a realizar entre 28 de junho e 3 de julho de 2020.

Candidatura

 

Os participantes deverão ter até 35 anos de idade e frequentar programas de doutoramento ou pós-doutoramento nas áreas da Física, Química ou Ciências Biomédicas numa universidade portuguesa.

A seleção dos candidatos será feita com base no mérito científico, numa primeira fase pela Academia de Ciências de Lisboa e, numa segunda fase, pela própria Fundação Lindau Nobel.

69th Lindau Nobel Laureate Meeting, 05.07.2019, Lindau, Germany © Julia Nimke/Lindau Nobel Laureate Meetings

Esta reunião global de Laureados Nobel realizou-se pela primeira vez em 1951; desde então, mais de 32.000 jovens cientistas das áreas da Física, Química, Medicina e, mais recentemente, da Economia, tiveram oportunidade de conhecer e trabalhar com centenas de Laureados Nobel.

www.lindau-nobel.org

Atualização em 31 Julho 2019