Textos literários brasileiros e portugueses unidos pela paisagem

Plataforma digital apoiada pela Fundação Gulbenkian

Páginas em movimento é o nome da plataforma digital, acolhida no espaço virtual do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, que integra um corpus de textos literários brasileiros e portugueses que têm a paisagem como elo. 
O utilizador é imerso na cultura de língua portuguesa, desde o século XVI ao século XXI, podendo desfrutar de múltiplas entradas de hipertexto com informação sobre a receção do texto literário, a memória dos lugares, a vivência espacial e a prática turística.

A paisagem como eixo temático principal propicia a abordagem dos textos de forma multidisciplinar, promovendo a compreensão contemporânea das culturas de língua portuguesa, a visualidade, as experiências do espaço natural e a preservação da memória cultural. Múltiplas entradas remetem para as abordagens históricas dos espaços, os percursos ficcionais e as configurações turísticas contemporâneas.

Pretende-se fomentar o prazer da leitura e a perceção visual das paisagens que relevam das culturas de língua portuguesa, incentivando on line as práticas de leitura e de pesquisa com aplicação direta na educação literária em todos os níveis. A constituição de uma base de dados ilimitada e interdisciplinar sobre a literatura portuguesa e brasileira, de acesso livre aos utilizadores de todo o mundo, possibilita a divulgação das literaturas sem barreiras geográficas, privilegiando a paisagem como operador de imaginários: basta lembrar o mar, em Portugal; o sertão, as florestas, a “tropicalidade”, no Brasil.

A plataforma teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa e a parceria do Real Gabinete Português de Leitura.

Visite o site em:
http://www.paginasmovimento.com.br/

Atualização em 03 Abril 2018