Perfis Regionais de Cuidados Paliativos

O Observatório Português de Cuidados Paliativos criou uma aplicação, gratuita e interativa, intitulada Perfis Regionais de Cuidados Paliativos.

 

Esta aplicação explica o que são os cuidados paliativos, apresenta as principais causas e locais de morte em Portugal, estatísticas para que se possa compreender melhor as necessidades e assimetrias regionais, bem como a geolocalização das equipas prestadoras de cuidados paliativos existentes em cada região (por tipologia de cuidados: unidades de internamento, apoio intra-hospitalar e cuidados domiciliários).

 

»» Mais informações em www.arcgis.com

 

Saúde Mental e Inovação

Nos dias 3 e 4 de outubro, realiza-se o International Forum on Innovation in Mental Health, uma iniciativa da Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global, com a colaboração da Organização Mundial de Saúde (OMS). As ligações entre os distúrbios mentais e outras doenças crónicas, as inovações nos cuidados de saúde mental e os determinantes sociais da saúde mental são os temas que vão estar em discussão.

Para além de Vikram Patel (India), Sashi Sashidharan (Reino Unido) e Sir Michael Marmot (Reino Unido), que proferem as três conferências principais do Fórum, estarão na Fundação Gulbenkian prestigiados especialistas e técnicos de todo o mundo, incluindo Shekhar Saxena, que dirige o Departamento de Saúde Mental e Abuso de Estupefacientes da OMS e que faz parte do Conselho Consultivo da Plataforma, tal como Arthur Kleinman, reputado médico e antropólogo norte-americano, que publicou recentemente um importante artigo no New England Journal of Medicine: “Saúde Mental e a Agenda Global”.

As questões relacionadas com a saúde mental continuam a ser largamente ignoradas pela comunidade internacional, apesar de contribuírem substancialmente para a saúde e o desenvolvimento das populações. A realização do International Forum on Innovation in Mental Health inscreve-se assim no programa da Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global, criada em 2011, cujo propósito é precisamente pôr a saúde mental na agenda de saúde global.

A Plataforma é uma iniciativa da Fundação Gulbenkian que reúne especialistas em Saúde Mental de vários países e que tem como parceiros fundamentais a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Organização Mundial de Saúde. Benedetto Saraceno (Global Initiative on Psychiatry) é o coordenador científico da Plataforma Gulbenkian para a Saúde Mental Global.

Mais informações: www.gulbenkianmhplatform.com