1 Abril 2020 Parcerias para o Desenvolvimento

Rostos do combate ao COVID19

Antiga bolseira Gulbenkian, docente na Universidade de Cabo Verde, produz solução antisséptica para as mãos

Diara Rocha
Diara Rocha em aulas de laboratório com alunos da UniCV

Numa altura em que impõem medidas básicas para combater o COVID19, a bióloga Diara Rocha, docente da Universidade de Cabo Verde e doutorada com o apoio da Fundação Gulbenkian, decidiu produzir uma solução antisséptica para as mãos.

O motivo? A escassez deste produto na sua terra, fundamental para impedir a infeção e propagação do vírus. “Costumo ter um frasco pequeno na carteira, para usar fora de casa. Como começou a escassear, decidi começar a fazer para uso pessoal. Quando souberam, alguns amigos começaram a pedir-me”.

A investigadora estudou os protocolos da Organização Mundial de Saúde para a produção de antissépticos e já produziu vários frascos, que tem distribuído gratuitamente entre amigos e familiares.

Graças ao trabalho de investigação que desenvolveu durante o seu doutoramento, realizado no âmbito do European Foundation iniciative for neglected tropical diseases, com o apoio da Fundação, Diara dispõe de material de preparação da solução feita à base de álcool, água oxigenada e também de glicerol. Este último componente é cedido pelo laboratório da Faculdade de Educação e Desporto do polo do Mindelo da Universidade de Cabo Verde, onde leciona.

Não dispondo de espessante industrial, que permite uma melhor conservação e estabilização da solução, a investigadora produz apenas pequenas quantidades e é especialmente cuidadosa na vedação dos frascos.

Movida por um espírito de missão, Diara Rocha anseia agora poder certificar o produto. “Nunca tinha acontecido em Cabo Verde, um indivíduo propor à entidade reguladora independente da saúde a certificação de um produto. Já fiz o pedido à ERIS e aguardo. Quero ajudar as pessoas em S. Vicente e oferecer aos lares de idosos e às pessoas mais necessitadas”.

Solução criada pela investigadora no Mindelo, Cabo Verde