15 Junho 2020 Notícias Desenvolvimento Sustentável

Portugal Mais Velho em destaque na revista Miscellanea

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou hoje o número 10 da sua revista científica Miscellanea, inteiramente dedicado à temática do envelhecimento e da violência sobre os idosos, no quadro do projeto Portugal Mais Velho, desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

© Isabel Pinto

A revista, lançada por ocasião do Dia Internacional de Sensibilização sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, inclui 10 artigos científicos e de reflexão produzidos por académicos, profissionais de saúde, de apoio social e da área do Direito, que complementam o trabalho de reflexão que tem sido feito, desde janeiro de 2019, no âmbito do Portugal Mais Velho.

Com este projeto, a Fundação Gulbenkian e a APAV procuram compreender o fenómeno da violência sobre os idosos, recorrendo à auscultação de 80 profissionais de áreas diversas, 39 pessoas idosas que vivem em diferentes contextos e geografias e 4 cuidadores e cuidadoras familiares que prestam cuidados a pessoas idosas. As suas experiências, conhecimentos e testemunhos deram origem a 30 recomendações e a um relatório final que serão pontos de partida para um futuro trabalho de prevenção do fenómeno.

O relatório e as 30 recomendações serão apresentadas no Seminário final do projeto Portugal Mais Velho, que se realiza no dia 1 de outubro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Saiba mais