Presidente da República de São Tomé e Príncipe na Fundação Gulbenkian

O Presidente da República de S. Tomé e Príncipe visitou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian, num momento da sua visita de Estado a Portugal. Evaristo Carvalho foi recebido pela nova presidente da Fundação, Isabel Mota, e pelo administrador Guilherme d’Oliveira Martins.

O presidente santomense reconheceu o papel da Fundação enquanto parceiro de desenvolvimento, na área do ensino básico, recursos humanos e também no apoio à saúde, e visitou a exposição de Almada Negreiros, nascido em São Tomé, e que está patente até 5 de junho. Na ocasião, Evaristo Carvalho solicitou o apoio técnico da Fundação para a criação do museu da Presidência de São Tomé e Príncipe.

A cooperação entre a Fundação Gulbenkian e a República de São Tomé e Príncipe tem uma longa história. O destaque dos anos mais recentes vai para a produção de manuais para alunos e professores e para o projeto de reforço institucional e qualitativo do ensino básico (RIQUEB). Já este ano, a Fundação entregou 13 guias para a formação inicial e contínua de professores e de diretores em São Tomé e Príncipe. A FCG tem vindo a apoiar também a formação ao nível de recursos humanos.