Portugal e Islândia em debate sobre Participação e Território

Democracia Participativa e Território em debate na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, no dia 9 de Julho

O debate sobre Democracia Participativa e Território na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, no dia 9 de Julho, que juntará Gunnar Grímsson a Helena Roseta, entre outros, será um dos momentos mais mediáticos de uma iniciativa de cooperação conjunta entre ONG de Portugal e da Islândia.

Unidos pelos temas em comum da crise económica, participação e território, 2 ONG portuguesas, uma ambiental e a outra de desenvolvimento local, juntaram-se a uma ONG islandesa dedicada exclusivamente à participação cívica organizada, com o objetivo de promover o debate e reflexão sobre as suas áreas de trabalho. Esta iniciativa conta com o apoio do Programa Cidadania Ativa, financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

As três ONG puseram mãos à obra e desenvolveram a iniciativa conjunta Urban Potential Initiative – um diagnóstico participado na Ajuda, Lisboa, que recorre a uma plataforma open source da organização islandesa, de utilização gratuita, e que está a ser usada pelas associações portuguesas na freguesia da Ajuda com o objetivo de reunir e discutir ideias que possam potenciar as qualidades deste território.

O conjunto de iniciativas a ter lugar no presente mês inicia-se no próximo dia 9, com a Conferência e Workshop Portugal-Islândia: Participação e Território.