27 Março 2019 Parcerias para o Desenvolvimento

Development impact bonds

Workshop para ONGD portuguesas e ONG dos PALOP

Workshop para ONGD portuguesas e ONG dos PALOP © DR

Durante dois dias, várias ONGD portuguesas, bem como as suas ONG parceiras nos PALOP, participaram num workshop sobre development impact bonds, mecanismos inovadores de financiamento a projetos de desenvolvimento, orientados para os resultados, com um ou mais investidores privados como financiadores.

O que diferencia ainda estes mecanismos é a fase final de concretização do projeto – se os resultados alcançados corresponderem ao inicialmente pretendido, o valor será reembolsado pelas organizações financeiras internacionais e agências de cooperação bilateral que tenham investido.

No workshop foram apresentados vários exemplos como o projeto Educate Girls, que tem como objetivo aumentar a escolaridade e desempenho educacional de mais de 18 mil raparigas do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico na Índia. O investidor é a UBS Optimus Foundation (Suíça) e o pagador de resultados o Children’s Investment Fund Foundation.

As development impact bonds decorrem do modelo das social impact bonds, que já mobilizaram cerca de 300 milhões de euros globalmente e financiam 108 projetos em todo o mundo.

A Fundação Calouste Gulbenkian teve como parceiras desta iniciativa a MAZE e a Plataforma Portuguesa de ONGD. O workshop decorreu nos dias 6 e 7 de março na Fundação.

Atualização em 27 Março 2019