30 Agosto 2019 Parcerias para o Desenvolvimento

Campos da Matemática em São Tomé

Vai decorrer, de 2 a 13 de setembro, a primeira edição do Campo da Matemática Gulbenkian.

O Campo da Matemática é uma iniciativa dirigida a estudantes a iniciar o 10.º ano de escolaridade, através da qual a Fundação Calouste Gulbenkian pretende estimular o gosto dos jovens por esta disciplina e ajudá-los a atingir o seu máximo potencial nesta matéria.

O Campo, não residencial, decorre de 2 a 13 de setembro, na Universidade de São Tomé, com atividades educativas que pretendem estimular o gosto pela Matemática e promover a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual de capacidades matemáticas.

Dos 268 candidatos, foram selecionados (nas provas que decorreram a 8 de julho) 40 alunos de várias escolas. Tal como exigido pelos critérios de candidatura, têm todos média superior a 14 valores (no final do 9.º ano) e pretendem prosseguir os estudos no 10.º ano de escolaridade.

A Fundação Calouste Gulbenkian, que organiza o Campo em parceria com o Ministério da Educação e Ensino Superior de S. Tomé e Príncipe, conta com o apoio cientifico e pedagógico da Sociedade Portuguesa da Matemática e da Sociedade São Tomense de Matemática. São ainda envolvidos professores locais, criando um grupo de estudo nesta disciplina.

Com esta iniciativa, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende reforçar, nos próximos cinco anos, a educação de qualidade em Matemática nos PALOP.

Atualização em 05 Setembro 2019