24 Maio 2019 Parcerias para o Desenvolvimento

Observações astronómicas na Ilha do Príncipe

Projeto Eddington na Sundy celebra os 100 anos da teoria da relatividade

Roça Sundy - Ilha do PríncipeRoça Sundy - Ilha do Príncipe

O projeto científico e educacional Eddington na Sundy: 100 anos depois, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, assinala no dia 29 de maio o centenário da validação da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, na Ilha do Príncipe.

Na roça Sundy, local onde há 100 anos foi confirmada experimentalmente a teoria de Einstein, numa expedição da Royal Astronomical Society e da Royal Society liderada pelo astrónomo Arthur Eddington, é inaugurado o Espaço Ciência e História Sundy.

O espaço pretende assinalar este episódio da História da Ciência com um programa educacional e de divulgação científica, bem como tornar a Roça Sundy um cartão-de-visita da Ilha do Príncipe, fazendo perdurar o legado das observações astronómicas.

O espaço conta com uma pequena versão de um interferómetro, que permite compreender a confirmação da Teoria de Einstein e no futuro será aqui instalado um planetário. Para lá se chegar, é necessário percorrer os Trilhos da Ciência, aliando ciência, natureza e cultura local.

 Mais informações sobre o projeto em esundy.org

Programa e resumo das comemorações 

Atualização em 28 Maio 2019