O Valor dos Oceanos

Em debate na conferência de 25 de outubro

Os resultados e o impacto alcançado pela Iniciativa Oceanos, um programa da Fundação Calouste Gulbenkian que nos últimos 5 anos se dedicou à Economia do Mar para estudar os benefícios dos oceanos em termos de bem-estar humano e de desenvolvimento económico, vão ser discutidos na conferência “O Valor dos Oceanos”, dia 25 de outubro, entre as 9:00 e as 13:00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente na sessão de abertura.

O impacto económico das ondas gigantes da Nazaré, a viabilidade económica das energias renováveis marinhas e a sensibilização e capacitação das empresas para estratégias mais responsáveis, foram alguns dos temas focados nos vários projetos que a Iniciativa Gulbenkian Oceanos (2013-2017) tem vindo promover, trazendo para o debate público e para a agenda política o papel dos oceanos no desenvolvimento económico sustentável e no bem-estar humano. Os resultados deste processo serão apresentados e discutidos na conferência “O Valor do Oceanos” no dia 25 de outubro, a partir das 9h, na Fundação Calouste Gulbenkian, com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Portugal tem hoje a terceira maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da União Europeia, o que constitui um enorme potencial. Mas se não soubermos o valor daquilo que os oceanos nos dão, também não saberemos o valor do que nos poderão continuar a dar no futuro, se os conservarmos, nem tão-pouco quanto estaremos a perder se os degradarmos ou até destruirmos.

É neste pressuposto que a Iniciativa Gulbenkian Oceanos tem vindo a desenvolver as suas atividades ao longo dos últimos cinco anos, em colaboração estreita com múltiplos agentes da Economia do Mar, pessoas e organizações, promovendo novas políticas baseadas em conhecimento científico, em Portugal, na União Europeia e globalmente.

O programa da Fundação Calouste Gulbenkian desenhou ações de formação adaptadas às diferentes necessidades, criou redes e sinergias, e promoveu oportunidades de partilha e troca de conhecimento. Trabalhou com investigadores de diferentes áreas, em particular das ciências sociais e naturais, com ONGs de ambiente com trabalho realizado no meio marinho, com associações educativas, empresariais e outras sem fins lucrativos, com crianças e jovens, com grandes empresas, PMEs e microempresas, e ainda com a administração pública local e nacional bem como com as instituições europeias.

Na conferência “O Valor dos Oceanos” participam representantes do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Fundação Oceano Azul, da Nova School of Business & Economics, do CESAM/Universidade de Aveiro, da Fundação Marilles, da Plataforma das ONGs Portuguesas sobre Pesca, da WWF-Portugal, da Unidade de Capital Natural/Comissão Europeia, do Business Council for Sustainable Development – Portugal e do grupo Jerónimo Martins.

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia.

Consulte o programa completo da conferência aqui:

Ver evento