O rumo da bioeconomia azul em Portugal

Primeiro evento do Blue Bio Value

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Oceano Azul, no âmbito do seu Programa conjunto, o Blue Bio Value, juntam os principais stakeholders nacionais das indústrias da Bioeconomia Azul, num workshop intitulado “O Rumo da Bioeconomia Azul em Portugal- Que soluções nacionais para os desafios globais?”.

Ver evento

 

O evento, desenvolvido em parceria com a Bluebio Alliance, realiza-se amanhã, dia 24, a partir das 09:00, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este workshop será o primeiro evento do Blue Bio Value, um programa de aceleração de ideias e empresas integradas na cadeia de valor dos bio recursos marinhos, que pretende tornar Portugal um país líder no desenvolvimento de uma nova bio economia azul, assente num ecossistema de inovação e empreendedorismo.
O objetivo deste encontro é identificar, na bio economia azul nacional, produtos de elevado valor de mercado e com forte procura internacional. A bio economia, através da biotecnologia, permite criar soluções que dão resposta a grandes desafios societais, nas áreas da segurança alimentar, da farmacêutica, da nutracêutica e do envelhecimento, da cosmética, da bio remediação e dos biocombustíveis, dos plásticos degradáveis, bem como de outros biomateriais.
“How blue innovation is entering leading industries today” será o tema a ser abordado pelos oradores convidados, entre os quais estão diretores de topo da Unilever, da Lego e da Navigator. Da parte da tarde, alguns convidados organizam-se em sessões de trabalho para procurar oportunidades reais de mercado no âmbito da bio economia azul nacional.

Os desafios
1. Alimentar uma população crescente de forma sustentável
2. Alterações Climáticas e controlo de CO2
3. Envelhecimento da população e bem-estar
4. Gestão de bio recursos e redução de plásticos

 

Ver programa

 

Sobre o programa Blue Bio Value

O Blue Bio Value é um programa internacional de aceleração de projetos e startups ligadas à bioeconomia azul. A iniciativa visa atrair projetos e ideias e transformá-las em oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos bio recursos marinhos, incluindo através da biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, integrados em negócios viáveis.
Com este Programa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Oceano Azul unem esforços para contribuir para que Portugal se torne num polo internacional relevante e inovador no desenvolvimento da mais inovadora bio economia marinha, promovendo também uma utilização mais saudável do oceano.
O lançamento oficial do Programa, bem como a abertura das candidaturas, está previsto para o mês de junho.