O Mar em Movimento

O festival de cinema internacional Ocean in Motion chega a Portugal com o objetivo de inspirar e chamar a atenção do público português para importância dos oceanos e da sua proteção.

Os filmes vão passar nos dias 4 e 6 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian e dia 5 de junho no Centro Cultural de Cascais. Haverá também um sessão especial ao ar livre na Cidadela de Cascais.

O Ocean in Motion tem o apoio do UK Branch da Fundação Calouste Gulbenkian e einsere-se na Blue Week, uma semana de atividades decicadas exclusivamente aos oceanos.

Bilhetes e horários aqui 

 


Sobre os filmes 

Ocean in Motion Film Festival Portugal

 

Berlengas and SPEA’s work for conservation, 15 min

Um documentário sobre a beleza natural do arquipélago das Berlengas e o trabalho de conservação feito pelo SPEA para proteger aespécie Oceanodroma Castro.

Are you eating plastic?


Are You Eating Plastic for Dinner?
, Andreas Tanner, 4 min
Esta animação gráfica tem como tema principal o plástico – o seu impacto na vida selvajem, no oceano e na nossa saúde, e o que tem de ser feito para reduzir a sua poluíção.

Baja's Secret Miracle


Baja’s Secret Miracle
, Eliana Alvarez Martinez, 12 min

A história de Mário Castro, um pescador que decidiu mudar o destino da sua comunidade. Este filme mostra-nos como – durante várias décadas – a cidade de Cabo Pulmo, México, foi criando a reserva marinha mais robusta do mundo. 
Ocean Gravity

 

Ocean Gravity, Guilaumme Nery, Julie Cautier, 3:30 min

Este filme é sobre um mergulhador livre. Utilizando a gravidade do oceano como meio de expressão, esta curta metragem mostra como o mergulhador flutua nas correntes do mar, ao longo de uma parede e na parte inferior do oceano.

 

The Clean Cross Swim, Scubazoo, 18 min

Este filme é sobre a travessia do Delta do Rio das Pérolas,   entre a ilha de Lantau e Macau,feita a nadopor Simon Holliday em Maio de 2014.O objetivo era aumentar a sensibilidade em torno da proteção do oceano e o filme inclui uma cena fantástica com Golfinhos Brancos Chineses vistos durante a travessia.

 

Semporna Shark Sanctuary, Cara Morrison and Scubazoo, 8 min

Esta curta metragem fala-nos sobre a importância que os tubarões têm sobre o meio ambiente natural do Santuário de Tubarõesde Semporna – como afetam o recife (de forma positiva) e como a economia local apoia a localização deste parque.

 

Positively Kai, Red Bull Team, 8 min

Kai Lenny is one of the world’s best ocean athletes, and one of the youngest.  He takes on one of the biggest days in history on  the famous wave called “Jaws.”

 

Midnight Blue, David Myriam, 8 min

Este conto ecológico leva-nosao coração do mundo subaquático onde, entre luz e escuridão, seguindo o ritmo das meditações de uma baleia, temos uma visão privilegiada da atividade humana nos oceanos.

 

Saving Our Tuna, United Nations Development Program, 23 min

Mais de 4.5 milhões de toneladas de atum são pescadas todos os anos. Isto faz parte duma indústria que vale $5 bilhões e que serve como sustento económico para muitas ilhas no Pacífico.  Será que isto é sustentável?

Este filme leva-nos às zonas de pesca mais ricas do mundo, onde frotas de navios pesqueiros equipados com sonar e dispositivos de localização por satélite pescam milhões de toneladas de atum, tornando-o no terceiro peixe mais colhido do oceano. Vamos ver se a tecnologia também poderá ajudar a salvar esta mercadoria que para tantos é um modo de vida. A pesca de atum tem aumentado drásticamente ao longo da última década, colocando enorme pressão num recurso que é vital como fonte de alimento e modo de viver para tantas pessoas. 

 

Still Swell at 85, Dean Saffron, 4 min

Barry “Magoo” McGuigan é o surfista federado mais antigo da Austrália, estando ligado ao surf desde que o desporto surgiu.  Este pequeno filme explora a sua percepção e filosofia de vida, que  foi totalmente moldada por este desporto radical. Magoo é um homem de poucas palavras mas a sua mensagem é profunda. 

 

Arctic Swell, SmugMug, 8 mins

O Fotógrafo Chris Burkard e os Surfistas Profissionais Patrick Millin, Brett Barley e Chadd Konig corajosamente foram a temperaturas abaixo de zero no Círculo Ártico para capturar momentos da beleza em bruto, em condições que se classificam entre as mais inóspitas do mundo natural.

 

Nature is Speaking – Conservation International, 2 Min

Todos os seres vivos neste planeta precisam de mim.” – afirma O Oceano, através da lendária voz de Harrison Ford, que fala do ponto de vista do oceano, apoiando o resto da vida no planeta.