Mulheres e desenvolvimento

O projecto Mulheres e desenvolvimento: Auto-emprego e auto-confiança na região de Buba, na Guiné-Bissau, está a ser desenvolvido pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP)  em parceria com a ONG guineense Rede Ajuda, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Este apoio foi concedido no âmbito do concurso, realizado em 2009, para apoio a projectos de cooperação para o desenvolvimento que contribuíssem para a prossecução, de forma articulada, de mais que um ODM nos PALOP e Timor Leste.

Dando resposta à condição estabelecida no referido concurso de aumentar o grau de autonomia das mulheres, as instalações de transformação do Bubacalhau, naquela zona da Guiné-Bissau, que se encontravam em estado de degradação, foram reabilitadas e ampliadas, aí trabalhando diariamente cerca de 40 mulheres na transformação do peixe, em estreita colaboração com a Associação dos Pescadores de Buba. A Associação das Mulheres Produtoras de Bubacalhau já estabeleceu um acordo com os supermercados Darling para vender Bubacalhau, em Bissau.

Ainda no âmbito do mesmo projecto, a unidade de produção artesanal de sabão em Fulacunda foi construída de raiz, estando envolvidos cerca de 20 rapazes e raparigas que produzem sabão com técnicas aprendidas durante uma formação prestada por uma associação de Casamansa. Estas instalações são ainda utilizadas para encontros de sensibilização da comunidade, cujos temas abordados se relacionam com alimentação, nutrição e cuidados básicos de higiene.

Atualização em 14 Outubro 2016