Manual Referências do Conselho da Europa

Manual para o combate contra o discurso de ódio online

A Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos integram os objetivos estratégicos do Movimento Contra o Discurso de Ódio, campanha promovida ao nível europeu pelo Conselho da Europa, e ao qual os EEA Grants se associaram. No sentido de reforçar a dimensão educativa da Campanha, o Conselho da Europa produziu o Manual BOOKMARKS.

A Fundação Calouste Gulbenkian propôs ao Conselho da Europa a tradução para língua portuguesa deste manual, em colaboração com as organizações integrantes da Campanha Nacional Contra o Discurso de Ódio. Esta edição portuguesa foi financiada pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, e contará com as organizações da Campanha Nacional para a sua divulgação.

A apresentação pública do Manual REFERÊNCIAS decorreu no dia 15 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, esperando-se que se torne numa ferramenta útil, nomeadamente para educadores e educadoras, docentes, técnicas e técnicos de juventude, ativistas e outras pessoas envolvidas no setor da juventude e da educação que queiram abordar a questão do discurso de ódio online na perspetiva dos Direitos Humanos.

Também nesta semana, e na sequência do Dia de Ação pelos Direitos Humanos Online (10 de dezembro), realiza-se uma primeira ação de formação para prevenção e combate ao discurso de ódio online, uma iniciativa do Comité Nacional promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude em colaboração com a Direção-Geral da Educação, a Rede de Jovens para a Igualdade, a Associação Dínamo e a Fundação Calouste Gulbenkian, onde tem lugar a formação. Um dos objetivos é a disseminação do Manual REFERÊNCIAS.