Manual para transformar o mundo

uma ideia inspiradora numa solução inovadora em apenas dez passos

‘Transformar uma ideia inspiradora numa solução inovadora em apenas dez passos’ – é assim que é apresentado o manual para Transformar o Mundo, recentemente lançado pelo Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano.

 

Trata-se de uma ferramenta dirigida a qualquer pessoa que tenha uma ideia para solucionar um problema social, cujos conteúdos foram desenvolvidos pelo Instituto de Empreendedorismo Social e pelo Insead a partir dos módulos de formação da iniciativa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa.

 

Esta iniciativa convoca a diáspora portuguesa a encontrar respostas inovadoras aos desafios sociais que Portugal enfrenta atualmente nas áreas do envelhecimento, inclusão social, diálogo intercultural e ambiente/sustentabilidade. Este movimento à escala global tem permitido desenvolver ideias e projetos em território português, alguns deles já com resultados demonstrados, como o Arrebita!Porto, a Orquestra XXI, o Fruta Feia ou o transportespublicos.pt.

 

O manual tem informação que permite compreender o processo de implementação do projeto social desde a sua conceção, passando pela mobilização de recursos, realização de um projeto piloto e aferição de impacto, até à fase de crescimento e comunicação. O site www.faz.transformaromundo.pt dá mais informações e apresenta vídeos de formação que podem complementar a leitura do manual.

 

Atualização em 10 Abril 2016