14 Dezembro 2020 Cultura

Lugares de O’Neill

O projeto "Lugares de O’Neill", de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Alexandre O'Neill, Ilustração de André Carrilho
Alexandre O'Neill, ilustração de André Carrilho

Valorizar o legado cultural de Alexandre O’Neill, reconhecendo o seu lugar singular na literatura portuguesa do século XX e redescobrir a vida e a obra do autor no domínio académico e científico, mas também junto do público em geral – foram estes os principais objetivos do projeto, que procurou criar condições para que o interesse por este legado seja retomado por novos investigadores e pelo grande público.

O projeto Lugares de O’Neill, levado a cabo por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, desenvolveu três grandes linhas de ação: concluiu a inventariação e catalogação da biblioteca pessoal de Alexandre O’Neill, da qual só cerca de metade se encontrava organizada; criou uma plataforma digital dedicada à vida e obra do escritor, incluindo o catálogo da biblioteca pessoal; e realizou atividades de programação cultural em torno da vida e da obra de O’Neill.

O projeto de investigação culminou na criação do sítio Lugares de O’Neill, acolhido pela Biblioteca Nacional de Portugal, que é a instituição responsável pela conservação do espólio literário do autor.

Este projeto de investigação foi integralmente apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian Cultura.

Visite os Lugares de O’Neill em alexandreoneill.bnportugal.gov.pt