12 Dezembro 2018

Há uma nova Biblioteca Itinerante

A Fundação Calouste Gulbenkian, em nome do Fundo de Apoio às Populações e à Revitalização das Áreas Afetadas pelos Incêndios, entregou ao Município da Sertã uma carrinha totalmente adaptada aos serviços de biblioteca, que começará a percorrer o concelho já no início de janeiro.

DSC01791_800x500
© Caroline Pimenta

A carrinha, que circulará devidamente caracterizada, começará a percorrer os cerca de 240 lugares do concelho no início de 2019, levando à população mais isolada do concelho (ou com maiores constrangimentos ao nível da mobilidade) livros e revistas, numa ação de disseminação da cultura muito semelhante da que fizeram as Bibliotecas Itinerantes da Fundação Gulbenkian na segunda metade do século XX. Além de biblioteca, a viatura acolherá outros serviços e valências, como um serviço de apoio à saúde que permitirá fazer rastreios periódicos de tensão a arterial, glicemias e colesterol e um posto móvel do Balcão Único do Município, com atendimento, apoio ao preenchimento e entrega de formulários e requerimentos de serviços nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento. A carrinha permitirá ainda ter acesso à internet, fazer fotocópias e aceder a todos os serviços disponíveis numa caixa multibanco.

Esta doação permite dar corpo ao projeto “Devolver a Voz à Comunidade”, desenvolvido e gerido pela Câmara Municipal da Sertã. Trata-se de um dos muitos projetos apoiados, pela Fundação Calouste Gulbenkian e restantes parceiros do Fundo, na sequência dos incêndios de 2017, com vista a dar resposta às necessidades mais imediatas da população afetada e à reposição dos bens necessários ao restabelecimento da normalidade possível no seu dia-a-dia.

O concelho da Sertã é composto por dez freguesias e cerca de 240 lugares, habitados por mais de 16 mil pessoas, cerca de 30% das quais com idade superior a 65 anos.

Atualização em 13 Dezembro 2018