22 Junho 2020

Gulbenkian na Future Architecture 2020

A exposição virtual Staged Nature, da Fundação Calouste Gulbenkian, é um dos projetos incluídos no programa europeu da Future Architecture Platform para este ano.

Staged Nature

Staged Nature – Zoo of Zoos, ou Natureza encenada – Zoo dos Zoos é uma exposição virtual com curadoria de Enrico Porfido e Claudia Sani (país(vi)agem) e Arian Lehner e Theresa Margraf (Mies.TV) que pretende refletir sobre o papel dos parques e jardins zoológicos no contexto das cidades contemporâneas, com foco no Jardim Zoológico de Lisboa. Esta é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian enquanto membro da Future Architecture Platform, tendo este ano a coordenação da Biblioteca de Arte.

Construído em 1884, no espaço ocupado atualmente pela Fundação Calouste Gulbenkian (antigo Parque S. Sebastião da Pedreira), o Jardim Zoológico de Lisboa foi pioneiro na Península Ibérica. Foi transferido em 1905 para a Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios, contando então com o projeto do arquiteto Raul Lino (1935 -1972). É um dos projetos arquitetónicos do espólio resultante da atividade profissional de Raul Lino, que integra o acervo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Olhando para o passado, presente e futuro do Jardim Zoológico, a exposição pretende compreender como esta tipologia arquitetónica evoluiu neste século e responder a duas questões centrais: haverá ainda uma razão para manter zoos em 2020? Quais são as novas valências e necessidades da encenação da natureza num ambiente urbano?

A exposição vai poder ser visitada virtualmente no sítio da Biblioteca de Arte a partir de setembro, e integra-se no programa da Future Architecture Platform, uma estrutura cofinanciada pela União Europeia no Programa Europa Criativa que trabalha para aproximar o público das cidades e da arquitetura e que conta com a Fundação Calouste Gulbenkian entre os seus membros. O programa de 2020 – que, face à situação de pandemia, terá lugar quase exclusivamente no mundo digital – inclui ainda debates, conversas, workshops, publicações e outros eventos em diferentes países europeus membros da plataforma.

 

Saiba mais