12 Novembro 2019 Gulbenkian Itinerante

Mares sem Tempo em Tavira

A próxima iniciativa Gulbenkian Itinerante, a exposição Mares sem Tempo, associa-se às celebrações dos 500 anos da elevação de Tavira a cidade (1520-2020).

gulbenkian-itenerante-41_800x500
António Costa Pinheiro (1932-2015) Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa, 1980 Óleo s/ tela 80 x 110 cm Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna, inv. 83P429

Dezenas de obras do Museu Calouste Gulbenkian vão estar no Palácio da Galeria do Museu Municipal de Tavira, entre 23 de novembro e 23 de fevereiro de 2020, na exposição Mares sem Tempo.

A larga maioria destes trabalhos pertence à Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, mas também podem ver-se peças da coleção reunida por Calouste Sarkis Gulbenkian ao longo dos três núcleos temáticos que compõem a mostra.

O primeiro núcleo – Entre a Terra e o Mar (e o Céu) – assume-se como especialmente simbólico numa região tocada pela viagem e vivenciada por diversas culturas e credos. Aqui podem ver-se obras em que os elementos naturais sugerem reflexões sobre o mundo, a vida e o sagrado.

Na segunda unidade expositiva – Mediterrâneo –, incluem-se obras simbólicas do universo mediterrânico refletidas em cidades, portos, ambientes marítimos, representações de mitologias da antiguidade clássica e das heranças monoteístas, interpretações de um espaço belo e eterno, mas também de conflitualidade.

O terceiro e último núcleo – A descoberta do mundo/fim de viagem – evoca a memória dos lugares longínquos, exóticos, bem como formas, ideias e objetos desconhecidos dos europeus, mas que passaram a estar acessíveis pelo contributo dos portugueses de Quatrocentos e Quinhentos. Revelam-se novas latitudes, paisagens e espécies provenientes de África, América e Oriente, expondo contaminações e fascínio por outras expressões culturais distantes. Cinco séculos depois, Tavira, uma das principais cidades portuárias portuguesas de Quinhentos, guarda e evoca estas expressões de influências longínquas.

 

Mares sem Tempo
Atravessar culturas através dos tempos

23 nov 2019 – 23 fev 2020
Palácio da Galeria do Museu Municipal de Tavira
Curadoria: Jorge Queiroz e Daniel Santana

Ver evento Atualização em 14 Novembro 2019