Professor Visitante em Programa de Estudos Portugueses nos EUA

Parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade de Massachussets Lowell e a Saab Family Foundation pretende reforçar o Programa de Estudos Portugueses nos EUA. Interessados devem candidatar-se até 20 de abril.

Nos próximos três anos, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Saab Center for Portuguese Studies da Faculdade de Belas Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Massachussetts Lowell (UMass Lowell) vão unir esforços para, durante um semestre por ano letivo, ter um Professor Convidado de Estudos Portugueses a lecionar do outro lado do Atlântico.

A parceria entre as duas instituições, na promoção da Língua e Cultura Portuguesas nos Estados Unidos, não é de agora. Nos últimos anos, a UMass Lowell – universidade em ascensão nos rankings dos Estados Unidos – tem vindo a desenvolver um programa em Estudos Portugueses que, além de promover trabalhos luso-afro-brasileiros, também organiza colóquios, oficinas, exposições, visitas, palestras e funciona como ligação entre a Universidade e outras instituições envolvidas em estudos lusófonos. Por seu lado, a Fundação Gulbenkian tem vindo a apoiar o projeto, financiando a aquisição de bibliografia especializada.

A contratação de um Professor Convidado vem aprofundar a parceria entre a Fundação Gulbenkian e a UMass Lowell e dar um passo na promoção do ensino de Língua e Cultura Portuguesas no estrangeiro.
As candidaturas para o lugar estão abertas até dia 20 de abril. Os interessados, das áreas da História, História da Arte, Sociologia, Antropologia ou Ciência Política, deverão estar disponíveis para ministrar até dois cursos em inglês e realizar uma ou mais palestras públicas na sua área de especialização durante o segundo semestre do ano letivo 2018-2019.

Deverão ainda os interessados enviar, até 20 de abril, um curriculum vitae, carta de motivação e dois possíveis temas para o curso, para o Prof. Frank F. Sousa (frank_sousa@uml.edu).

Atualização em 20 Março 2018