Gulbenkian Connect: um ponto de encontro de bolseiros

Na plataforma Gulbenkian Connect, mais de 30 mil bolseiros da Fundação Gulbenkian podem agora partilhar informações, conhecimentos e percursos.

Nos últimos 60 anos, a Fundação Calouste Gulbenkian apoiou milhares de bolseiros de diversas áreas do saber, de mais de uma centena de países. Dada a extensão da sua rede, que conta já com mais de 30 mil pessoas, revelou-se necessário criar uma plataforma capaz de reunir toda esta comunidade de mentes singulares e tão díspares entre si.

A plataforma Gulbenkian Connect permite aos bolseiros da Fundação construir uma rede ampla de novos contatos, receber novidades em primeira mão de novas bolsas e projetos, dar e receber mentoria, potenciar oportunidades de trabalho ou projetos colaborativos e interdisciplinares, estimular o seu potencial através de workshops de desenvolvimento pessoal e profissional, dar visibilidade ao seu talento e à sua carreira e ainda aceder a oportunidades exclusivas, como bilhetes para visitas guiadas e espetáculos da Fundação.

Esta iniciativa surge em linha com o crescente investimento dos últimos anos, por parte do Serviço de Bolsas Gulbenkian, na promoção de encontros entre bolseiros – presenciais e online –, disponibilizando formações e projetos que têm como propósito estreitar os laços entre os membros da sua Rede de Bolseiros, potenciar o seu talento coletivo e promover o convívio, a colaboração e entreajuda entre os participantes.

Um bom exemplo desse investimento são os encontros “Meet, Learn and Grow”, um espaço de partilha de experiências para dar a conhecer projetos desenvolvidos por outras unidades orgânicas da Fundação Gulbenkian e/ou antigos bolseiros. O último encontro decorreu online com a autora e antiga bolseira Lídia Jorge, no dia 22 de novembro, e juntou cerca de 50 antigos e atuais bolseiros das várias áreas de estudo apoiadas pela Fundação. A escritora partilhou um pouco da sua vida e do seu percurso, falando sobre as maiores dificuldades, a realidade dos tempos de ditadura e da Guerra Colonial e também os seus sucessos e ensinamentos.

A Rede de Bolseiros concretiza o interesse da Fundação no acompanhamento do percurso dos seus bolseiros, através da construção de uma comunidade múltipla, inovadora, transdisciplinar e com impacto transformador na sociedade.

Saber mais
Atualização em 17 dezembro 2021