Gestão dos ecossistemas marinhos e costeiros

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é a anfitriã da reunião de parceiros locais que analisa o projeto de investigação “A Valoração Económica e a Governança dos Serviços dos Ecossistemas Marinhos e Costeiros”, no âmbito da Iniciativa Gulbenkian Oceanos. O encontro de dia 5 de maio, com início às 09h30, incidiu sobre o eixo geográfico Peniche-Nazaré e visa destacar a relevância dos parceiros locais para o sucesso do projeto.

A diretora da Iniciativa Gulbenkian Oceanos, Francisca Moura, fez uma breve introdução aos objetivos a alcançar na reunião e Henrique Queiroga, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade de Aveiro, apresentará o projeto de investigação em foco. António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, e Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, são convidados a explicar a forma como as suas autarquias têm valorizado economicamente os serviços dos ecossistemas marinhos.

Esta temática inclui os serviços de provisão, de regulação e culturais que afetam diretamente o bem-estar humano, bem como os serviços de suporte, essenciais para a existência dos outros serviços dos ecossistemas. A Iniciativa Gulbenkian Oceanos tem como objetivo melhorar o conhecimento científico e a perceção pública e política dos benefícios que trazem os ecossistemas marinhos e costeiros, tendo em conta a vasta área marítima de Portugal.

Mais informações: gulbenkian.pt/iniciativas/gulbenkian-oceanos/