Gerir a carreira nas Artes

A partir de 30 de setembro, os bolseiros Gulbenkian em Artes e Música vão ter acesso a uma formação relacionada com a gestão das suas carreiras artísticas.

Esta formação, que será orientada por Vanessa Pires, pretende introduzir os jovens artistas em início de carreira à temática da gestão de carreira artística, proporcionando um conjunto de ferramentas que promovam a motivação, aquisição de conhecimento e empreendedorismo artístico.

O programa está dividido em quatro sessões e conta com momentos de aprendizagem e contextualização teórica, assim como momentos práticos com exercícios, numa dinâmica de trabalho de grupo e partilha de experiências. Esta iniciativa pretende fomentar a reflexão sobre a gestão de carreiras, numa lógica de networking.

Vanessa Pires, violoncelista e professora, é Mestre em Gestão de Instituições e Empresas Culturais pela Universidade de Barcelona e violoncelista da Casa da Música desde a sua fundação, além de professora de Gestão de Carreira Artística na ESMAE. Em 2011, criou a empresa de gestão cultural e artística, ARTWAY, em parceria com o musicólogo Tiago Hora, e desde então tem sido responsável pela representação artística, gestão e produção executiva dos mais variados projetos artísticos e edições discográficas com alguns dos nomes, festivais e salas de concertos mais reputados em Portugal, na Europa e na América Latina. Em 2020 criou a plataforma de apoio a novos talentos e jovens artistas portugueses, “Showcase by Artway”.

Atualização em 29 setembro 2021