Fundações reúnem-se com ONGD em sessão de esclarecimento sobre nova plataforma

ONGD portuguesas

No dia 13 de Janeiro 2011 decorreu, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, uma sessão de esclarecimento no âmbito do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, um projecto-piloto financiado pelas fundações EDP, Calouste Gulbenkian, Portugal-África e Luso-Americana e que conta com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Este projecto visa apoiar candidaturas de ONGD nacionais, legalmente reconhecidas pelo IPAD há mais de 3 anos, que se queiram candidatar a fontes de financiamento internacional para implementação dos sues projectos de cooperação para o desenvolvimento nos países considerados em vias de desenvolvimento.

Esta sessão contou com a presença de representantes de todas as instituições promotoras do projecto, com a Plataforma das ONGD e com uma assistência de cerca de uma centena de pessoas, representando cerca de 66 instituições.

Esta reunião de trabalho teve como principais objectivos apresentar publicamente a iniciativa a instituições que pretendam candidatar-se a este apoio, explicando a sua origem, o modo de funcionamento do Mecanismo, o papel das Fundações em projectos deste género e a sua importância para as ONGD.

No final das intervenções realizadas durante a sessão de esclarecimento, foram apresentadas questões acerca do conteúdo da sessão bem como dúvidas relativas ao regulamento e modo de candidatura, gerando-se um debate entre os participantes e as instituições promotoras do Mecanismo.

Atualização em 14 Outubro 2016