No dia 13 de Janeiro 2011 decorreu, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, uma sessão de esclarecimento no âmbito do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, um projecto-piloto financiado pelas fundações EDP, Calouste Gulbenkian, Portugal-África e Luso-Americana e que conta com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Este projecto visa apoiar candidaturas de ONGD nacionais, legalmente reconhecidas pelo IPAD há mais de 3 anos, que se queiram candidatar a fontes de financiamento internacional para implementação dos sues projectos de cooperação para o desenvolvimento nos países considerados em vias de desenvolvimento.
Esta sessão contou com a presença de representantes de todas as instituições promotoras do projecto, com a Plataforma das ONGD e com uma assistência de cerca de uma centena de pessoas, representando cerca de 66 instituições.
Esta reunião de trabalho teve como principais objectivos apresentar publicamente a iniciativa a instituições que pretendam candidatar-se a este apoio, explicando a sua origem, o modo de funcionamento do Mecanismo, o papel das Fundações em projectos deste género e a sua importância para as ONGD.
No final das intervenções realizadas durante a sessão de esclarecimento, foram apresentadas questões acerca do conteúdo da sessão bem como dúvidas relativas ao regulamento e modo de candidatura, gerando-se um debate entre os participantes e as instituições promotoras do Mecanismo.