15 Julho 2019 Coesão e Integração Social

Fundação investe no apoio a grupos mais vulneráveis

A assinalar o Dia Mundial da População, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian aprovou três projetos relacionados com a prestação de cuidados a crianças e idosos.

Fundação Calouste Gulbenkian © Ricardo Oliveira Alves
Fundação Calouste Gulbenkian© Ricardo Oliveira Alves

A Fundação vai abrir, de 22 de julho a 27 de setembro, um concurso para instituições do terceiro setor que atuam na área do envelhecimento, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos particularmente focados no combate ao isolamento das pessoas mais idosas, de forma a promover e facilitar um envelhecimento “em casa e na comunidade” assente na autonomia, na participação social e na promoção do bem-estar individual.

Garantir os melhores cuidados nos primeiros anos de vida das crianças e fazê-lo o mais precocemente possível, mesmo desde a conceção, é o objetivo do Projeto Semente, que a Fundação vai apoiar. O projeto vai desenvolver-se nos centros de saúde do concelho da Amadora e será coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Com esta iniciativa pretende-se influenciar decisivamente os projetos de vida das crianças, dos jovens e das suas famílias, compensando os fatores de risco, que aumentam a incidência de distúrbios, com fatores de proteção, assegurados por uma rede articulada que presta cuidados qualificados e em tempo útil, precocemente. A Fundação está igualmente a desenvolver uma intervenção-piloto na área da saúde e bem-estar das crianças.

Ir para a página de candidaturas Atualização em 15 Julho 2019