13 Janeiro 2020 Parcerias para o Desenvolvimento

Gulbenkian reforça apoio a zonas afetadas pelo ciclone Idai

Após ter doado 100 mil euros para as primeiras ações de ajuda humanitária às vítimas do ciclone da Beira, Moçambique, em 2019, a Fundação Gulbenkian apoia agora, com mais 100 mil euros, um projeto de educação pré-escolar na região.

Uma criança entra na povoação de Buzi, perto da Beira, ao recuarem as águas, após o ciclone "Idai" © Mike Hutchings / REUTERS
© Mike Hutchings / REUTERS

O projeto “Somos Moçambique II” será implementado num dos maiores bairros da Beira, a Manga, com uma população superior a 40 mil pessoas e que apresenta valores inferiores à média moçambicana na aprendizagem, com níveis de literacia de 10% e de conhecimentos de cálculo inferiores a 9,92%.

O projeto prevê o diagnóstico e levantamento de espaços pré-escolares existentes, a formação e capacitação de profissionais de educação pré-escolar e a realização de oficinas parentais.

A diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, salienta a importância de apoiar uma área que, num contexto de vulnerabilidade e catástrofe, raramente merece a atenção imediata dos doadores: a educação pré-escolar: “As crianças desta faixa etária são as mais fragilizadas e as repercussões das devastações são provavelmente maiores no futuro. Com este projeto, a Fundação quer  proporcionar melhores condições do que aquelas que as pessoas tinham antes do ciclone. Quer também ajudar a preparar melhor os educadores e motivar as famílias, em particular as mães, para a importância das atividades de educação pré-escolar, formal e/ou informal. No fundo, contribuir para lançar as bases de uma cultura de resiliência“.

Este projeto terá a duração de dois anos e será desenvolvido por um consórcio de ONGDs com larga experiência de ação: Fundação Fé e Cooperação (FEC), Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano (VIDA), reforçado por parceiros locais (Arquidiocese da Beira e Direção Distrital de Educação).