20 maio 2019 Coesão e Integração SocialSustentabilidade

Fundação Gulbenkian e NOVA SBE começam Formação de Executivos em Sustentabilidade

A primeira edição do programa Paradigm Shift será já em Junho. Executivos serão capacitados para lidar com o tema da Sustentabilidade organizacional e com a gestão de tensões que esta implica.

Nova Business School - Campus Carcavelos
Nova Business School - Campus Carcavelos

­­­­­­ A primeira edição do programa de Formação de Executivos Paradigm Shift, criado no âmbito da recente cátedra Gulbenkian Chair of Impact Economy, da Nova School of Business & Economics, já tem data marcada e irá decorrer a 17, 18 e 19 de junho.

Dirigido a Executivos (Chairman, CEO, CFO, COO, CMO, Diretores de Recursos Humanos, de Sustentabilidade, etc.), este programa de três dias vai promover discussões e partilhas sobre os desafios vividos pelas organizações que procuram um equilíbrio entre a performance corporativa e o progresso da sociedade em que se insere, tendo sempre como enquadramento os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os principais objetivos do Paradigm Shift são, por um lado, apoiar as organizações a identificar um potencial caminho de impacto, integrando o equilíbrio entre performance e progresso da sociedade na sua visão e missão e, por outro, dar a conhecer o potencial do mindset e das ferramentas de Empreendedorismo, Inovação e Investimento Social no processo de transformação das organizações.

Para melhor acompanhar este processo, o modelo de ensino foi adaptado. Duas entrevistas com cada organização, uma pré- e uma pós-formação, permitirão definir um plano de ação para cada participante. O painel de oradores será composto por académicos internacionais e da Nova SBE, practitioners e estudantes, possibilitando obter um olhar holístico sobre o tema da sustentabilidade.

Para preencher as vinte vagas existentes com um grupo diverso, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizará sete bolsas de estudo a organizações com elevado potencial de transformação, sendo especificamente dirigidas a funcionários de empresas sociais, microempresas, startups e PMEs.

Para Daniel Traça, Dean da Nova SBE, “é um grande orgulho para a Nova SBE fazer parte desta parceria com a  Fundação Calouste Gulbenkian que consubstancia, de uma maneira integrada, a aposta que temos vindo a fazer na atracão e desenvolvimento de talento nacional e internacional nas áreas de empreendedorismo e empreendedorismo social. A promoção da discussão e partilha sobre os desafios vividos pelas organizações que procuram um equilíbrio entre a performance corporativa e o progresso da sociedade em que se insere, tendo sempre presente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, irão certamente ao encontro das  competências que queremos promover, através deste tipo de programas ‘problem-based’ e ‘action oriented’. O Paradigm Shift é um exemplo real daquilo que queremos desenvolver em conjunto”.

Para Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, “com o Programa de Formação de Executivos Paradigm Shift, desenvolvido no âmbito da Gulbenkian Chair on Impact Economy, pretendemos influenciar atuais e futuros líderes, dando-lhes novas ferramentas e mostrando-lhes outros caminhos para que passem a incluir fatores de impacto social e ambiental nos seus processos de decisão. Queremos, no fundo, transformar estes líderes em catalisadores de inovação social e de investimento de impacto nas suas organizações.”