Formação em Cinema e Televisão começa em setembro

A partir de 19 de setembro, oito profissionais e criadores participarão no curso promovido pela Fundação Gulbenkian e pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
©DR

 Os oito escolhidos pelo júri, de entre os mais de duzentos candidatos ao curso, são: Mário Jorge da Cunha Veloso, Clara Villaverde Cabral Jost, Ana Sofia Marques Vilela da Costa, Nuno Miguel Ochôa Pimentel Gonçalves, Ágata de Pinho Lopes, Luísa Albuquerque de Mello, Diego Bragà Portugal e Marta Sousa Ribeiro. 

O curso de Formação Avançada em Realização de Cinema e Televisão decorrerá a partir de 19 de setembro e durante 15 semanas, em forma de residência artística, no Porto.  O trabalho desenvolvido culminará numa curta-metragem ou episódio-piloto de uma série televisiva com transmissão prevista na RTP2.  

A formação terá como professores alguns nomes fundamentais do cinema contemporâneo de ficção, com experiências em diversos campos artísticos, como Atom Egoyan (O Futuro Radioso, 1997), Lucrecia Martel (A Mulher Sem Cabeça, 2008) e Céline Sciamma (Retrato de Uma Rapariga em Chamas, 2019), para além dos cineastas portugueses consagrados Marco Martins (São Jorge, 2016) e João Canijo (Sangue do Meu Sangue, 2011). 

Em complemento, serão também tutores deste grupo vários criativos das diversas áreas da produção de cinema: Pedro Lopes, showrunner da série Glória, primeira produção Netflix portuguesa (escrita de argumento e showrunning), Rui Poças (direção de fotografia), Luís Urbano (produção), João Rui Guerra da Mata (Direção de Arte), Mariana Gaivão (montagem), Andreia Bertini (correção de cor), Graça Castanheira (realização e argumento), e ainda os programadores e gestores Nuno Artur Silva e Teresa Paixão. 

Atualização em 18 julho 2022

Definição de Cookies

Definição de Cookies

A Fundação Calouste Gulbenkian usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. A Fundação pode também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.