26 Setembro 2019 Museu Calouste Gulbenkian

Finissage das exposições de verão

Em outubro, o Museu encerra duas importantes exposições e celebra 50 anos de existência. Conferências, exposições abertas até à meia-noite, visitas e concertos é o que promete a primeira semana do mês.

No dia 2 de outubro, Penelope Curtis orienta uma conferência sobre a arquitetura e a museografia do projeto do Museu no seu contexto internacional, intitulada “Behind the Scenes: The Gulbenkian Museum’s architecture and museography in the international context c. 1969”. Antevendo a abertura da exposição Art on Display. Formas de expor 1949-69, que inaugura a 7 de novembro, este momento será uma oportunidade para ouvir mais sobre o projeto do Museu e sobre a participação de algumas figuras menos conhecidas, mas que desempenharam um papel importante no processo de conceção e construção.

Na sexta-feira que se segue, a 4 de outubro, foi pensada uma festa de finissage em que nos despedimos das exposições O Gosto pela Arte Islâmica e Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho com um programa que celebra a diversidade das suas propostas expositivas e que fomenta encontros improváveis, do Minho a Istambul. A partir das 17:00, há visitas e conversas de 30 minutos com curadores, leituras encenadas (20:15), um concerto de música tradicional islâmica (19:30) ou ao som da concertina de João Gigante (22:00) e ainda, na Sala do Educativo, a projeção de filmes inspirados na Coleção Gulbenkian e realizados no âmbito da Future Architecture Platform, projeto cofinanciado pela União Europeia no Programa Europa Criativa.

Não faltam também momentos de conversa com convidados. Às 18:00, uma mesa redonda em torno do tema “Arte Islâmica: passado, presente e futuro” reúne a curadora Jessica Hallet e professores especialistas de diferentes universidades americanas dentro da Coleção do Fundador; às 20:30, a curadora Patrícia Rosas modera uma “conversa em roda” sobre O Gosto pela Arte Islâmica com Catarina Alves Costa, Sara Domingos e Leyla Gediz; e, às 21:00, Joana Vasconcelos conversa com Ana Vasconcelos sobre Sarah Affonso e a arte popular, no Hall da Biblioteca de Arte.

Neste dia, as exposições O Gosto Pela Arte Islâmica e Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho terão entrada gratuita a partir das 17:00 e até às 24:00. As visitas e conversas têm entrada gratuita com levantamento de bilhetes no próprio dia.

 

Programa completo Atualização em 01 Outubro 2019