6 agosto 2018 Língua e Cultura Portuguesas

Faça uma paragem na Plataforma 9

No dia 6 de setembro, comemoram-se os cinco anos de intercâmbio informativo e cultural entre os países, regiões e culturas de língua portuguesa.

Há cinco anos que o portal cultural Plataforma 9 divulga, a um ritmo diário e pelos cinco continentes, notícias sobre ações de formação, investigação, realização de congressos, publicações, financiamento de projetos e oportunidades de emprego relacionados com as culturas lusófonas.

O portal foi idealizado em 2013 e lançado (no Mindelo, Cabo Verde) em 2014 pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Internacional de Lusitanistas, para possibilitar a articulação em rede de instituições e programas nacionais e internacionais dedicados à Língua Portuguesa e à diversidade das culturas em português.

Durante estes cinco anos, a Plataforma 9 (nome dado a uma plataforma criada para servir os nove países e regiões da Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe) apostou no conhecimento, na mobilidade e emprego, encurtou distâncias, aproximou as regiões de língua portuguesa e promoveu o diálogo entre as culturas. Atualmente, o portal conta com mais de milhão e meio de visualizações anuais.

O Português é a quinta língua materna mais falada no planeta, sendo utilizada por mais de 260 milhões de pessoas.

Mais informações em plataforma9.com

 

Saiba mais sobre o evento