200150302_PCA_Noticia-8

Estudos sobre as ONG na sociedade portuguesa

Realizou-se no dia 25 de fevereiro a sessão de apresentação de dois estudos sobre a importância e o papel das Organizações Não Governamentais na sociedade portuguesa, onde estiveram presentes mais de 250 representantes da sociedade civil. A sessão poderá ser vista aqui. (livestream)
O “Diagnóstico das Organizações Não-Governamentais em Portugal”, produzido pela Universidade Católica Portuguesa sob a coordenação da Professora Raquel Campos Franco, visou aprofundar o conhecimento da realidade das ONG no nosso País. Este estudo caracteriza o setor das ONG em Portugal e pretende servir como uma referência nesta matéria, e informar as políticas de apoio à Sociedade Civil. Analisa, nomeadamente, o conceito e definição de ONG, de forma coerente e adaptada à situação portuguesa.

(Apresentação, 2231 kb)
(estudo completo, 1166 kb)
(sumário executivo em inglês, 319 kb)

O segundo estudo, “Inovação Social nos Projetos do Programa Cidadania Ativa”, foi produzido pelo Instituto de Empreendedorismo Social e coordenado pelo Dr. Nuno Frazão. Apresenta importantes considerações acerca da necessidade de incorporar inovação social nas atividades da sociedade civil; e analisa, sob essa perspetiva, o portefólio de projetos apoiados no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

(Apresentação, 1807 kb)
Inovação Social em projetos do Programa Cidadania Ativa (404 kb)

Foi ainda anunciado durante a apresentação destes estudos que o Programa Cidadania Ativa irá promover em 2015 um conjunto de iniciativas, que incluem a realização da primeira Feira das ONG em Portugal, a ter lugar no Estoril em Outubro, numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Greenfest. Será também realizado um conjunto de workshops para troca de experiências e aprendizagem interpares, para ONG promotoras de projetos financiados pelo Programa Cidadania Ativa.