Primeira Escola de Verão em Geometria
A primeira edição da Escola de Verão em Geometria está a decorrer, online, com a participação de 36 estudantes dos Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste, quatro professores e cinco conferencistas da área da Matemática, oriundos de Portugal e de Cabo Verde.
Esta primeira edição, que decorre de 17 a 29 de julho, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o LabMat – Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde, pretende reforçar, através de cursos e workshops, o conhecimento e a motivação dos interessados em áreas variadas da Geometria, abordando tópicos que vão dos Fundamentos da Geometria (geometria sintética, geometria analítica, transformações geométricas, programa de Erlangen) à Geometria Riemanniana (métricas e variedades riemannianas), passando pela Geometria diferencial (geometria de curvas e superfícies mergulhadas em R3, variedades diferenciáveis).
A sessão de abertura contou com a presença de representantes do Programa Parcerias com África da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade de Cabo Verde – entre os quais representantes da FCT, do LabMat e o coordenador da Escola de Verão em Geometria. Durante a sessão, foi destacada a importância da Geometria, o seu impacto em diferentes áreas da ciência e da tecnologia e foram ainda partilhadas as expectativas dos estudantes em relação à Escola.
O encerramento será marcado por uma conferência, a 28 de julho, que contará com palestras de vários professores envolvidos, provenientes das universidades de Coimbra, do Minho e de Cabo Verde, que vão partilhar os resultados obtidos em diversos campos da Geometria, com o objetivo de expor os estudantes a tópicos de investigação e geometria avançada.
A Escola de Verão em Geometria é um projeto desenvolvido pelo Laboratório da Matemática da Universidade de Cabo Verde, inaugurado em fevereiro deste ano com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.