Educação pré-escolar nos PALOP

De 1 de março a 30 de abril decorre a 2ª e última fase do concurso para projetos na área da educação pré-escolar nos PALOP, a que se candidatarão os quatro consórcios de ONGD já selecionados. As duas melhores propostas serão apoiadas pela Fundação no âmbito das Iniciativas Gulbenkian para a Inovação no Desenvolvimento.

Os consórcios, que integram elementos das ONGD portuguesas e dos países onde os projetos serão implementados, frequentaram um workshop de formação para a preparação dos projetos finais.

Desenvolvida em parceria com o Laboratório de Investimento Social, esta formação integrou uma abordagem aos conceitos de inovação e investimento social, à teoria da mudança e à medição do impacto social. No último dia, os responsáveis dos projetos apresentaram os respetivos pitch para um painel de peritos na área da educação pré-escolar e em questões de desenvolvimento.

Os projetos pré-selecionados na 1.ª fase foram:

  • “Tchovar (empurrar) pela educação de infância nos bairros de Maputo, Moçambique”, da FEC- Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Movimento cívico Formiga Juju- Xidjumba.
  • “Sistema de Trocas e Ganhos Mútuos”, da Associação HELPO, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé.
  • “Educadores em Movimento” da ONGD AIDGlobal em parceria com o Centro Vocacional e Residencial do Chibuto, Moçambique.
  • “Rede comunitária de apoio ao Desenvolvimento da Primeira Infância – Integração Escolinha-Comunidade” da ONGD VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, em parceria com a Congregação dos Missionários de São Francisco de Sales (MSFS) – Moçambique.