8 março 2019 Coesão e Integração Social

Dinamizar o ecossistema de impacto na Europa

As Fundações Edmond de Rothschild e a Fundação Calouste Gulbenkian celebraram uma nova parceria

Pedro Norton, Isabel Mota, Firoz Ladak, Guilherme d'Oliveira Martins
Pedro Norton, Isabel Mota, Firoz Ladak, Guilherme d'Oliveira Martins© Cristina Almeida

As Fundações Edmond de Rothschild e a Fundação Calouste Gulbenkian celebraram uma parceria para dinamizar o ecossistema de impacto na Europa através do apoio a empreendedores, sociedade civil, universidades, investores e líderes do setor público. O acordo prevê ainda a criação de sinergias globais em outras áreas comuns às fundações, em particular as práticas artísticas.

A formalização da parceria entre as Fundações Edmond de Rothschild e a Fundação Calouste Gulbenkian surge no seguimento de várias iniciativas de sucesso dinamizadas em conjunto nos últimos anos. Realça-se o Bootcamp da Ariane Rothschild Fellowship realizado em março do ano passado na Fundação Gulbenkian.

As Fundações já são parceiras da nova aceleradora para startups de impacto Maze X que terá início em maio deste ano. A aceleradora selecionará as 10 startups mais promissoras de toda a Europa para trabalhar durante 9 meses em Lisboa, com o fim de implementar projetos piloto com grandes empresas, otimizar os modelos de negócio e impacto para resolver problemas sociais e ambientais. A aceleradora Maze X é promovida pela MAZE, uma empresa de investimento de impacto fundada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2013 que atua como primeiro veículo na implementação desta parceria.

 

Fundação Calouste Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 como uma fundação privada portuguesa dedicada a toda a humanidade, procurando fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas através das Artes, da Beneficência, da Ciência e da Educação. Fundada m 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação é uma instituição perpétua e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).

 

Fundações Edmond de Rothschild
As Fundações Edmond de Rothschild (EdRF) promovem o empreendedorismo social e uma sociedade colaborativa. O trabalho das fundações baseia-se numa tradição centenária focada no empreendedorismo social, inclusão e colaboração. O foco das atividades desenvolvidas pelas EdRF é o desenvolvimento de competências com o intuito de capacitar os agentes de mudança com as ferramentas e o conhecimento que precisam para melhorar as vidas das pessoas das respetivas comunidades. Assim, as fundações promovem ambientes e relações entre seres humanos, comunidades e instituições para criar um mundo melhor. As dez Fundações Edmond de Rothschild encontram-se em cinco países diferentes (França, Suíça, Espanha, Israel e Estados Unidos) e já apoiaram cerca de 100 projetos nos últimos dez anos nas áreas das artes, empreendedorismo, saúde e boas práticas na área da filantropia.