Dia Calouste Gulbenkian

2015

No ano em que se assinalam os 60 anos da morte de Calouste Sarkis Gulbenkian, em Lisboa, o dia 20 de julho de 2015 foi celebrado na Fundação como o Dia Calouste Gulbenkian. Este ano, o Serviço das Comunidades Arménias convidou Sua Eminência o Bispo (Srpazan) Vahan Hovanessian, Primaz da Diocese arménia de França (cuja jurisdição integra Portugal e Espanha), para participar na celebração da missa em memória de Calouste Gulbenkian.

Antes da Missa, os funcionários da Fundação reuniram-se no jardim para assistir à deposição de flores junto à estátua do fundador, pelo presidente Artur Santos Silva e os membros do conselho de administração da Fundação, incluindo Martin Essayan, o bisneto de Calouste Gulbenkian.   

A Missa, celebrada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, teve a participação do Coro Gulbenkian. Foi gratificante a partilha por Sua Eminência o Bispo Vahan Hovanessian de diversas histórias inspiradoras, em memória de Calouste Gulbenkian: ao longo da sua vida, desde a infância ao trabalho na Igreja que o fundador fez construir em Londres, tem convivido com a vasta obra de beneficência de Gulbenkian. Concluiu ainda que a sua vinda a Portugal, à Fundação Calouste Gulbenkian, foi a concretização de uma jornada.

Após a Missa, diversos membros da comunidade arménia em Portugal foram convidados para um almoço com Sua Eminência o Bispo Vahan Hovanessian. 

Atualização em 04 Julho 2016