29 Outubro 2019 Descobrir

Dia Aberto para Universidades

Conversas, visitas aos bastidores, serigrafia, um recital de acordeão na Coleção Moderna… No dia 13 de novembro, as portas da Fundação voltam a abrir-se aos universitários. E o programa promete.

Desde 2017 que a Fundação Calouste Gulbenkian organiza um dia dedicado exclusivamente aos estudantes e professores do ensino superior. Este ano, além da programação habitual, onde se incluem os “retratómatos” (máquinas-de-fazer-retratos), as visitas aos bastidores da Orquestra, do Arquivo e da Biblioteca ou as conversas com os curadores e designers de exposição do Museu, haverá também music sketching, para desenhar ao som de um ensaio da Orquestra, uma oficina de fotografia com câmaras artesanais, leituras encenadas das cartas que Calouste Gulbenkian escreveu ao seu neto e uma expedição botânica noturna no Jardim Gulbenkian, entre outras propostas.

No dia 13 de novembro, a partir das 14h20, jovens e professores universitários são convidados a conhecer os meandros da Fundação Gulbenkian, assim como alguns projetos que aqui são desenvolvidos, apresentados em primeira mão pelos colaboradores da Fundação. Não faltam também as oficinas de serigrafia, as visitas-expresso para conhecer melhor algumas obras de artistas mulheres na Coleção Moderna e ainda uma masterclass com Paulo Pires do Vale sobre os desafios da exposição Calouste: uma vida, não uma exposição. O dia acaba com um recital de acordeão, sintetizadores e computadores, às 21h, na Coleção Moderna.

A entrada é gratuita para todos os que mostrarem o seu cartão universitário.

O programa estará brevemente disponível.

Atualização em 29 Outubro 2019