25 Novembro 2020

Concurso de Ideias para a Future Architecture Platform 2021

Quer apresentar trabalho e ideias nos maiores eventos de arquitetura da Europa? Estão abertas as candidaturas para o Future Architecture Platform 2021.

A «Future Architecture Platform», através da iniciativa Landscapes of Care, desafia jovens emergentes de todo o mundo a apresentar projetos transdisciplinares que abordem os aspetos nefastos do capitalismo global, contribuindo para a discussão e conceção de modos inovadores e alternativos de convivência. As candidaturas, individuais ou coletivas, devem ser apresentadas até 6 de janeiro.

As sociedades contemporâneas enfrentam desafios em constante mudança. As lógicas de consumo do sistema capitalista criam questões globalizadas, que influenciam regiões diferentes do mundo, em tempo real. As fronteiras geopolíticas protegem os lucros económicos, sem ter em conta os interesses sociais, ao mesmo tempo que a pandemia se espalha e novos territórios e ecologias se reorganizam de acordo com lógicas de migração intrinsecamente ligadas aos fluxos de riqueza. Por outro lado, e em contraponto, surgem iniciativas regionais que questionam divisões políticas e interesses empresariais. As fronteiras fluídas traçadas por organizadores locais e cidadãos emergem para preencher os espaços ainda não ocupados pelo mercado livre; espaços de exceção livres do controle da política.

O fluxo de pessoas gera novos modos de convivência e compromissos políticos que requerem cuidado, empatia e consciência do outro. A recente crise de saúde desafiou sociedades inteiras, mostrando-lhes como podem agir de maneira eficaz, rápida e, principalmente, pacífica.

Designers, arquitetos e urbanistas, mais habituados aos aspetos espaciais e formais de um projeto, têm agora de olhar para as questões sociais e políticas. Têm de enfrentar o desafio de transformar décadas de autocomplacência em práticas ativas para lidar com a política das relações, das comunidades locais, dos fluxos de energia e das dinâmicas urbanas em constante mudança.

Landscapes of Care é o tema proposto pelo ateliê dpr-barcelona – escolhido pelos membros da plataforma FA e posteriormente desenvolvido com a CAFx para a edição de 2021 da Plataforma de Arquitetura do Futuro -, vai explorar as dinâmicas da solidariedade e da auto-organização coletiva, as redes de confiança que trabalham na escala de bairro e em espaços e atividades comuns de transição.

A edição de 2021 tem como objetivo desencadear diálogos em torno dos desafios de uma sociedade que enfrenta os mitos do crescimento sem fim, a glorificação das fronteiras e da identidade nacional e as adversidades que o capitalismo classifica como austeridade.

 

Calendarização

Até 6 jan
Apresentação de candidaturas

15 jan
Anúncio das 25 ideias escolhidas

17 – 19 fev
Apresentação das ideias

01 mar – 31 out
Programa Europeu de Arquitectura

 

Saber mais