Cerimónia de entrega do Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian

 

16 de Dezembro, 4ª feira, 18h30, Sala 1

A cerimónia de entrega do prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian 2009 terá lugar amanhã, dia 16 de Dezembro, às 18h30, na Sala 1 da Fundação.

Das 37 obras candidatas à modalidade Infantil,  O Pintor Desconhecido, da autoria de Mariana Roquette Teixeira, foi a vencedora.  A jovem autora vai receber cinco mil euros, e verá a sua obra publicada no próximo ano pela editora “Livros Horizonte”.

O Júri,  composto por Ana Maria Magalhães, Inês Pedrosa, José António Gomes, Maria Manuela Goucha Soares (representante do Expresso) e Maria Helena Melim Borges (representante da FCG), deliberou, não atribuir o Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/Gulbenkian na modalidade Juvenil, por considerar que nenhum dos 21 originais concorrentes se enquadrava nos objectivos com que o Prémio foi instituído – incentivar a escrita de um texto de ficção dirigido a pré-adolescentes ou adolescentes.

O Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian, este ano na sua 5ª edição, foi criado com o propósito de revelar jovens escritores nas áreas infantis e juvenis, homenageando o escritor e primeiro director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Atualização em 25 Outubro 2016