Cantar Mais – música para todos

Um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A música é um poderoso instrumento para ensinar e aprender, como destacaram  muitos professores e compositores ao longo dos tempos, nomeadamente Fernando Lopes Graça que defendia o canto como uma das áreas a desenvolver nas escolas. A Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) decidiu meter mãos à obra e criar um meio fácil de chegar a professores, educadores e agentes educativos, por meio de uma plataforma digital a que chamou cantarmais.pt.

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a APEM criou e desenvolveu os conteúdos com os recursos necessários para o ensino da música, através da aprendizagem de canções e de obras de teatro musical, de diferentes estilos, temáticas, épocas e geografias. A pensar nas necessidades detetadas na educação pré-escolar e no ensino básico, esta plataforma pretende promover a língua e cultura portuguesas, o enriquecimento das crianças e jovens com experiências artístico-musicais e a disponibilização de materiais de trabalho.

Cantarmais.pt é uma base de dados de canções originais ou com arranjos e orquestrações originais, que disponibiliza o acesso a um conjunto de informações sobre as canções e integra um vasto leque de ferramentas para utilização e exploração dos que a ela acederem: vídeos tutoriais de formação em técnica vocal, exemplos práticos de aulas e de boas práticas, artigos de caráter científico e um fórum de professores. A apresentação do projeto pode ser vista no vídeo abaixo.